Por paulo.gomes
Hélio Alfredo Teodoro é considerado um dos líderes do movimento grevistaAlessandro Costa / Agência O Dia

Rio - Para não serem surpreendidos pela polícia, os quatro supostos líderes da comissão de rodoviários que iniciaram, na madrugada desta terça-feira, uma paralisação de 48h, permanecem escondidos. Eles foram identificados pela Justiça como Hélio Alfredo Teodoro, Maura Lúcia Gonçalves, Luís Claudio da Rocha Silva e Luiz Fernando Mariano, e foram impedidos, através de decisão adotada no Plantão Judiciário, de "promover, participar, incitar greve e praticar atos que impeçam o bom, adequado e contínuo funcionamento do serviço de transporte público". Além disso, terão de permanecer distantes de garagens de empresas consorciadas filiadas à Rio Ônibus.

De acordo com Hélio Alfredo, conhecido como Hélio da Real, o quarteto, que já estava nas ruas, foi informado da decisão judicial por companheiros de greve. Na ocasião, eles decidiram seguir para um ponto secreto, onde estão reunidos com o advogado, que pode entrar uma liminar na Justiça.

"Estamos vivendo em um regime militar? Parece que agora não temos mais direito de defender nossos ideais. Ainda não recebi nenhum documento, nem assinei nada. Vamos ver quais serão nossos próximos passos, mas permanecemos juntos para evitar prisões", disse Hélio, por telefone.

>>> GALERIA: Nova paralisação dos ônibus atrapalha a vida do carioca

De acordo com o TJ, cabe à Rio Ônibus comprovar qualquer descumprimento da decisão, se for o caso. Para cada infração será aplicada multa de R$ 10 mil.

A frota de ônibus circulando pelas ruas do Rio subiu de 10% para 16% no meio da manhã desta terça-feira, de acordo com a Secretaria Municipal de Transportes. A categoria paralisou grande parte da circulação às 0h, causando transtornos a muitos trabalhadores.

De acordo com a Rio Ônibus, apenas 16% dos ônibus estão circulando nesta terçaOsvaldo Praddo / Agência O Dia

A previsão do fim da greve é somente às 23h59 de quarta-feira. Como a paralisação foi anunciada na tarde de segunda-feira, muita gente se programou e o caos foi menor comparado à paralisação da última quinta-feira. A frota do Rio é formada por 8,8 mil ônibus, de acordo com a secretaria. Portanto, o número de ônibus circulando atualmente na cidade é de 1.408. A Secretaria de Transportes espera que com o aumento da frota a volta para casa na tarde desta tarde seja mais tranquila.

Poucos ônibus nas ruas do Rio de Janeiro

Excepcionalmente nesta terça, os carros que trafegarem na faixa seletiva da Avenida Brasil e pelos corredores BRS da cidade não serão multados. Na Zona Oeste, 10 ônibus da Auto Viação Jabour foram depredados, de acordo com a Rio Ônibus. Para tentar minimizar os impactos à população carioca, a Prefeitura do Rio montou um plano de contingência, junto às concessionárias CCR Barcas, MetrôRio e SuperVia.

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, foram priorizados os ônibus que fazem ligações com outros modais, como linhas de ônibus intermunicipais, trem, barcas e metrô. Além disso, também foram priorizadas linhas essenciais para o deslocamento da população em áreas não atendidas por outros meios de transportes.

"Estamos priorizando as linhas que fazem a integração com trem e metrô, que estão com o horário de pico antecipado desde cedo e fazendo intervalos mínimos ao longo de todo o dia. Os poucos ônibus que estão circulando hoje estão selecionados para trabalhar em linhas de integração", disse o secretário Alexandre Sansão.

Polícia Militar faz a segurança da garagem de uma empresa de ônibus na Central do BrasilOsvaldo Praddo / Agência O Dia

SuperVia

Foi antecipado o início da operação no horário do pico da manhã em 90 minutos. Ou seja, às 4h30 a SuperVia começou a operar com capacidade máxima, reduzindo o intervalo entre as composições. No entanto, segundo a concessionária, os trens já estão circulando desde às 4h.

Houve reforço na operação dos trens especiais, com partidas de Bangu, Campo Grande, Deodoro e Madureira. De acordo com a concessionária, haverá prolongamento da operação no horário do pico da tarde, em função da demanda.

Metrô

O início da operação no horário do pico da manhã também foi antecipado no metrô em 60 minutos. Desde às 5h30, o Metrô Rio opera com capacidade máxima, reduzindo o intervalo entre as composições. Os trens da concessionária começaram a circular às 5h.

Assim como nos trens, no metrô haverá prolongamento da operação no horário do pico da tarde, em função da demanda.

Com a paralisação dos ônibus%2C a SuperVia teve um aumento de número de passageiros nesta terça-feiraOsvaldo Praddo / Agência O Dia

Barcas

Na Ilha do Governador, no trajeto Cocotá–Praça XV, foi antecipada a operação no horário do pico da manhã em 30 minutos, reduzindo o intervalo entre as embarcações. As partidas começaram às 6h30, segundo a concessionária. Até às 9h30, cerca de 3,8 mil passageiros haviam sido transportados no trajeto.

Estão previstos aumento da oferta de lugares, com partidas simultâneas e?ou embarcações de maior capacidade; e extensão da operação no horário do pico da tarde, com antecipação e prolongamento em 60 minutos nas partidas para a Praça XV.

BRT Transoeste

Segundo Prefeitura, cerca de 20% da frota de ônibus está circulando entre as estações Alvorada e Santa Cruz. Por medida de segurança, está suspensa a circulação no eixo da Avenida Cesário de Melo, no trecho entre as estações Santa Cruz e Campo Grande. Por volta das 9h, a frota já circulava com 40% dos ônibus no BRT.

Você pode gostar