Por felipe.martins

Rio - Documentos que ajudam a contar a história de um dos mais polêmicos políticos do Brasil foram disponibilizados para consulta através de textos, vídeos e áudios, pela primeira vez no Rio de Janeiro. No ano do centenário de Carlos Lacerda o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (AGCRJ) restaurou um acervo pessoal e político do ex-governador do Estado da Guanabara entre 1960 e 1965. Uma exposição permanente também ficará aberta na sede do Arquivo.

Para restaurar e digitalizar todo a obra, que foca principalmente no período em que Lacerda foi governador, a AGCRJ recebeu investimento de R$1,2 milhão da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). “Alguns filmes ainda precisam ser restaurados, mas o arquivo já está disponível para consulta”, disse a diretora do Arquivo, Beatriz Kushnir.

Marcelo Calero exalta importância de Lacerda para a cultura da cidadeEstefan Radovicz / Agência O Dia

Para o lançamento do projeto, o AGCRJ e o Comitê Rio 450 promoveram o seminário ‘100 Anos de Lacerda: Conquistas e Controvérsias’, que aconteceu ontem. “Lacerda investiu no turismo da cidade e recuperou o status de 'Belacapi'. Ele valorizou a cultura e a história do Rio, pretendemos fazer o mesmo”, disse o presidente do Comitê Rio 450, Marcelo Calero.

Presente ao seminário, o historiador e escritor Rodrigo Lacerda, neto do ex-governador, falou sobre a desavença entre o avô e o ex-presidente Getúlio Vargas. A briga começou por causa de seu pai, após Vargas ter assumido o governo com o golpe de 1930, quando Lacerda era adolescente.

Segundo Rodrigo, Sebastião era um político trabalhista e ficou preso entre 1926 e 1928. Quando ganhou a liberdade, viajou pelo Brasil propagando os ideais da revolução. Após o golpe, Sebastião queria ser ministro do Trabalho, porém, Getúlio ofereceu diversas pastas, menos essa. “Sebastião se sentiu traído porque todas as ideias trabalhistas que ele elaborou estavam sendo implantadas por Getúlio e com sucesso”, contou Rodrigo.

A Alerj fará uma sessão solene em homenagem ao ex-governador no dia 21.

Você pode gostar