Por thiago.antunes

Rio - Lotado no Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos, o soldado Rodrigo Ferreira Rocio, de 27 anos, foi preso em flagrante ao tentar pegar uma arma utilizando o nome de outro PM num quartel. Há pouco mais de dois anos na corporação, ele também é suspeito de ter furtado pelo menos sete armas em quatro unidades diferentes da corporação.

A prisão ocorreu no 9º BPM (Rocha Miranda), na manhã desta sexta, quando o PM, que estava de folga, apresentou-se na Reserva Única de Material Bélico do batalhão. Ele disse que estava escalado para trabalhar no Regime Adicional de Serviço (RAS) e deu o nome e registro de outro policial.

No entanto, para azar do soldado Rocio, o policial citado por ele, coincidentemente, estava de serviço e já havia se apresentado e recebido o armamento que lhe era destinado. Desconfiado, o sargento responsável pediu a identidade dele e descobriu a fraude. Para piorar sua situação, Rocio tinha colocado placa fria em seu veículo — uma Fiat Tipo cinza — para dificultar sua identificação. Ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Unidade Prisional da PM, antigo BEP, em Benfica.

A Polícia Militar investiga a informação de que o soldado já teria levado uma pistola do 14º BPM (Bangu), outras duas do 41º BPM (Irajá) e quatro fuzis (sendo três do Batalhão de Choque (BPChoque e um do Regimento de Polícia Montada Coronel PM Enyr Cony dos Santos).

Cada pistola .40 e cada fuzil 556 podem ser vendidos, no mercado negro, em média, por R$ 5 mil e R$ 30 mil, respectivamente. Será feito um levantamento de todas as unidades onde houve registro de sumiço de armamento e haverá investigação de cada caso para apurar se houve a participação do soldado — que já responde por falsificar uma papeleta médica, quando lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Providência, para ficar de licença durante dez dias.

Você pode gostar