Rio - Inaugurado em fevereiro — e assaltado no mês seguinte —, o Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Luiza Paula da Silveira Machado, em Realengo, voltou a ser alvo de furtos na semana passada. Em duas madrugadas, segunda e quinta, a creche foi invadida por assaltantes que levaram uma televisão de LED e aparelho de DVD. Por conta dos assaltos, a Secretaria Municipal de Educação estuda a instalação de circuito de câmeras e sensores de presença na unidade.
De acordo com funcionários da creche, os bandidos entraram pelo basculante do banheiro. “Eles usaram uma tesoura sem ponta para cortar a tela de proteção e um guarda-chuva para arrombar as portas”, relatou uma funcionária, que preferiu não se identificar.

Policiais da 33ª DP (Realengo), que investiga o caso, estiveram no EDI após os dois assaltos para coletar impressões digitais na janela. Os autores do crime ainda não foram identificados. Duas salas e a secretaria da unidade foram violadas. “Se eles entram com essa facilidade na madrugada, podem entrar pela porta da frente durante o dia”, declarou Fátima Araújo, mãe de um dos alunos da creche. Em nota, a Secretaria de Educação reconheceu as falhas na segurança e informou que fez o reforço no gradeamento no entorno.