Rio - Durante toda a Copa do Mundo, uma outra seleção vai bater um bolão no Rio: são as feras da música instrumental, do jazz e da bossa nova. De 12 de junho a 12 de julho, eles participam do primeiro Circuito Carioca de Bossa Nova em oito diferentes casas da cidade.
Serão mais de 100 shows, com curadoria de Roberto Menescal e uma reunião de talentos como Leny de Andrade, Doris Monteiro e Valeria Mariano. A ideia é oferecer ao turista e ao carioca uma opção cultural genuinamente brasileira, que mostre e valorize esse gênero musical.
Memória MPB
Durante toda a Copa do Mundo, uma outra seleção vai bater um bolão no Rio: são as feras da música instrumental, do jazz e da bossa nova. De 12 de junho a 12 de julho, eles participam do primeiro Circuito Carioca de Bossa Nova em oito diferentes casas da cidade. Serão mais de 100 shows, com curadoria de Roberto Menescal e uma reunião de talentos como Leny de Andrade, Doris Monteiro e Valeria Mariano. A ideia é oferecer ao turista e ao carioca uma opção cultural genuinamente brasileira, que mostre e valorize esse gênero musical.
Feira do Vinil
Para quem adora vitrolas e LPs, no domingo será realizada a 10ª Feira do Vinil, no Colégio Bennett, no Flamengo, de 11h30 às 20h. A feira vai reunir 90 expositores de várias cidades e terá também venda de roupas e acessórios, equipamentos de som, brinquedos, tudo com motivos ligados aos ‘bolachões’. Durante todo o dia, haverá apresentação de DJs, sob comando de M.B. Groove, integrante do projeto Vinil É Arte.

Pra sempre
“Por que Deus permite que as mães vão-se embora?”, pergunta-se Carlos Drummond de Andrade no poema ‘Pra Sempre’. Esse e outros questionamentos do poeta de Itabira mexeram com a cabeça dos alunos do Centro de Referência da Juventude (CRJ), em Manguinhos. Desafiados a mergulhar na obra do mineiro, transformaram tudo em textos e interpretações cênicas que serão apresentados amanhã, às 18h, no Sarau Literário no CRJ.
Caminhos Urbanos
Última chance neste fim de semana para ver a peça de rua ‘Caminhos: Uma Intervenção Urbana nos Bairros do Rio’. A temporada, que começou em março, teve 16 apresentações e termina no Largo do Machado com apresentações no sábado e no domingo. O público receberá um aparelho de MP3 player meia hora antes, para transitar por um percurso predeterminado em que as cenas irão acontecendo com os atores, durante 45 minutos.

Amostra grátis
Mistura de práticas culturais – ou ‘trança de linguagens’ –, os coletivos Geringonça e Norte Comum realizam, mais uma vez ,o projeto Amostra Grátis. Vai ter Siba, Tambores de Olokun, Galove Galove e Coletivo Quermesse. Nas artes, ‘Populações Tradicionais do Norte de Minas’, ‘Boi Marinho’ e Máfia 44. Será no sábado, às 16h, no estacionamento do Sesc Tijuca.

Confetes
Está em cartaz no Baukurs Cultural, na Rua Goethe 11, no bairro de Botafogo, a exposição ‘Linhas e Línguas, Curt Nimuendajú e os Índios do Brasil’, sobre o etnólogo que traçou o mais importante e minucioso mapa dos povos indígenas no país, no início do Século XX. Alemão, Curt Unckel viveu mais de 40 anos entre índios brasileiros.
Rildo Hora, Antônio Carlos e Jocafi, Reginaldo Bessa, Pixulé, Chico Salles, Tadeu Mathias e outros participam de show no sábado à tarde na quadra da União da Ilha, com lançamento do livro ‘Sílabas do Afeto’, de Paulinho Poeta.
Por um ano, o grafiteiro Speto acompanhou quatro alunos da Spectaculu, ONG de Gringo Cardia, na Gamboa, na criação de jaquetas e jeans com impressões das comunidades em que vivem, como a Maré. O resultado do trabalho inspirado nas ruas será apresentado hoje à noite no Circo Voador, com show de Criolo. Com um quilo de alimento, meia entrada.
Bota na Roda. Com esse nome, sábado tem mais uma edição da festa em que ninguém é de ninguém, ‘num estacionamento perto da Central’, única informação disponível do evento. Para decifrar o enigma, vá à página Bota Fora, no Facebook.
Qual a dificuldade da Secretaria Estadual de Transportes para agilizar a concessão – como determina a legislação – de passes livres nos transportes públicos para os usuários do serviços que sejam portadores de doenças crônicas ou da saúde mental?
A colunista é Rita Fernandes