Rio - Em sua saga em busca do petisco perfeito, o festival Comida di Buteco consagrou na edição de 2014 o Bar da Frente, na Praça da Bandeira. A casa foi a grande vencedora do evento, que premiou os melhores da cidade em cerimônia na noite de terça-feira, no Rio Scenarium, na Lapa. O petisco que conquistou corações e paladares no festival foi o Porquinho de Quimono, porção de rolinhos de massa harumaki recheada com costelinha suína defumada e requeijão de ervas, acompanhada com molho agridoce, vendida a R$ 24.
A equipe do lugar, que tem mãe e filha à frente, foi às lágrimas. “Foi bom demais! Muito inesperado. A gente tinha um feedback bom dos clientes, estava na expectativa de ficar nos primeiros cinco, mas em primeiro lugar, não imaginava!”, conta Mariana Rezende, que comanda o lugar ao lado da mãe, Valéria Rezende, e recebeu o prêmio das mãos do Secretário de Turismo do Município do Rio de Janeiro, Antônio Pedro Figueira de Mello.

O Bar da Frente funciona desde 2009 no número 388 da rua Barão de Iguatemi, endereço onde surgiu o famoso Aconchego Carioca, que depois se mudou para o estabelecimento em frente, maior — daí o nome que batiza o local. Essa foi a primeira vez que a casa participou do Comida di Buteco. “Já chegamos com sorte de principiante”, brinca Mariana.
Durante o evento, elas viram o movimento crescer muito. “Aumentou absurdamente. Teve aquela leva de feriados e, como o bar é bem central, a gente foi favorecido. Todo dia era um sábado", lembra Mariana. No entanto, também teve um lado ruim. “A gente chegou a um limite. Teve dia que a caixa d’água zerou às 19h30. Metade da minha equipe baixou no hospital durante o festival, inclusive minha mãe e eu. Foi muito trabalho!”, lembra a proprietária.
Por isso, a escolha do Porquinho de Quimono — que já era parte do cardápio do lugar e continuará sendo, é claro — para concorrer no evento não foi à toa. “A gente botou no concurso pela popularidade que ele já tinha entre os clientes e pela praticidade. Não podíamos lidar com petisco que desse muita encrenca”, explica Mariana. Todos os funcionários do Bar da Frente foram à cerimônia de premiação. Com o resultado, a comemoração foi grande. “Como o bar é muito pequeno, todo mundo precisa se ajudar para as coisas darem certo. É uma sensação muito boa ver esse trabalho reconhecido!”, diz.

Noite premia cinco bares
O segundo lugar foi para o Point Lanches, conhecido como Bar do Baiano, na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana. A casa concorreu com o Delícias do Mar: pasta de siri, lula, filé de peixe, mexilhão e camarão cobertas com parmesão gratinado. Em terceiro, ficou o Original do Brás, em Brás de Pina (campeão em 2008 e em 2013), com o petisco Agnus Dei e Seus Amigos: kafta de cordeiro, de carne bovina com linguiça calabresa e de carne suína com molhos especiais. O quarto foi para o Bar da Portuguesa, em Ramos, com o Trio Ternura: risoles de bacalhau, de siri e de costela de porco. E o quinto ficou com o estreante Sobral da Serra, de Oswaldo Cruz, com o Bacalhau um Terço, posta acompanhada de batatas em cubinho.