Por thiago.antunes

Rio - A Avenida Presidente Vargas vai vestir as cores da Seleção Brasileira. Para embelezar a via e, sobretudo, deixá-la no clima da Copa do Mundo, três espécies de plantas e arbustos em tons de verde e amarelo estão sendo distribuídas ao longo dos canteiros nos dois lados do canal. Além dos jardins coloridos, a cidade está ganhando novas luzes em monumentos e locais marcantes da paisagem urbana do Rio, como a Igreja da Penha, que já está no estilo do Brasil.

Na Avenida Presidente Vargas, estão sendo plantadas 1.200 mudas da espécie dos crótons, 5.500 de uma planta chamada philodendron, e 7.600 mudinhas de lantana amarela, esta última responsável pela forração dos canteiros. O plantio será concluído até o início do próximo mês e a expectativa é que atinjam um metro e meio de altura. O projeto é tocado pela Fundação Parques e Jardins.

Com as cores do Brasil%2C a Igreja da Penha é um dos monumentos que receberão iluminação especial. Na segunda-feira%2C é a vez do CorcovadoErnesto Carriço / Agência O Dia

O presidente da Fundação Parque e Jardins, Fabio Mamedio, comentou a iniciativa: “Criamos este projeto para melhorar aquele ambiente. A população está insatisfeita com tantos problemas. Queremos trazer um ar novo, uma leveza, no clima da Copa, para quem fica ali no congestionamento”.

Plantios também serão feitos em outros locais: “Temos a intenção de revitalizar a Praça da Candelária e também a Saens-Pena, na Tijuca”, afirmou Fabio. O verde e amarelo também vai se refletir em cartões-postais da cidade. A Rioluz instalou 88 lâmpadas e projetores no Forte de Copacabana e no Monumento dos Pracinha, no Aterro. Na próxima segunda-feira, o Cristo Redentor também ganhará as cores da Bandeira Nacional. Até o Mundial, o Parque Madureira também será iluminado.

Os canteiros laterais da Avenida Presidente Vargas estão sendo revitalizados com o plantio de espécies com as cores da Seleção BrasileiraDivulgação

Uma marcação mais que cerrada contra a depredação

Segundo o presidente da Fundação Parques e Jardins, Fabio Mamedio, as mudas sofrem com o vandalismo antes mesmo de o jardim ficar completo. “Já estão arrancando as mudas, mas a equipe de manutenção está empenhada. Se roubarem dez a gente planta o dobro”, garantiu.

As três espécies têm um padrão de cinco anos de vida sem mortandade e são plantadas com cerca de 50 centímetros. Mas Fabio alerta que a população deve colaborar. “Em seis meses elas já estão familiarizadas com o ambiente. Iremos garantir a limpeza, mas também pedimos a colaboração da população, afirmou. As espécies foram escolhidas de acordo com as características do ambiente local, como umidade, e áreas de sombra.

Confusão com CEP resolvida

A Fifa incluiu ontem, em sua página na internet (pt.fifa.com), a palavra CEP antes do número do Código de Endereçamento Postal do local indicado para a compra e troca de ingressos para jogos, em Botafogo. A medida, tomada depois que o DIA publicou reportagem do assunto, livrou uma moradora de Quintino, no subúrbio do Rio, de um verdadeiro tormento. Sem a inscrição CEP, quem acessava o site se confundia.

Assim, a secretária aposentada Vera Arêas, de 67 anos, estava recebendo telefonemas seguidos — mais de 300 desde o mês passado - de estrangeiros, que achavam que o número era de telefone. Coincidentemente o mesmo de sua casa.

“A palavra CEP já foi incluída na página da FIFA, inclusive em todos os idiomas. Esperamos que com isso o problema seja solucionado”, ressalta trecho de uma nota pela FIFA.

Vera recebeu a notícia com alívio. “Graças a Deus acho que vou me livrar de vez desse pesadelo. Estava recebendo ligações até do Japão”, justificou a aposentada, que, por não falar outros idiomas, não conseguia explicar a confusão para quem ligava para sua residência.

Você pode gostar