Por tiago.frederico

Rio - O ex-jogador Ronaldo Fenômeno classificou, neste domingo, como "desastrosa" a declaração de Pelé em que o "Rei" criticou a atitude do goleiro do Santos Aranha ao denunciar o ato de racismo que sofreu em jogo disputado contra o Grêmio no último dia 28. O fenômeno disse que, ao contrário do que defendeu Pelé, os jogadores que sofrem atitudes preconceituosas devem denunciá-la.

Ronaldo Fenômeno aparece pela primeira vez em um ato de campanha ao lado do presidenciável Aécio Neves (PSDB)Alexandre Vieira / Agência O Dia

"A declaração foi desastrosa. Quem sofre o ato de racismo deve denunciar e fazer valer o seu direito como cidadão. As pessoas precisam se conscientizar que esse [o racismo] é um sentimento muito antigo e atrasado", disse Ronaldo, após o primeiro ato de campanha para apoiar seu amigo e candidato a presidente, Aécio Neves (PSDB).

Os dois estiveram juntos durante o lançamento do livro "Um país chamado favela" de Renato Meirelles e Celso Athayde, na Central Única das Favelas (Cufa), em Madureira, na Zona Norte do Rio.

Leia: Em inauguração de campo na Mineira, Pelé minimiza insultos ao goleiro Aranha

Ronaldinho referiu-se a declaração feita por Pelé, na última quarta-feira, em que disse que, quanto mais se fala no assunto, mais se valoriza a atitude errada. "Na minha época eu cansei de escutar insultos. O ataque do Santos era eu, Durval e Mengalvio. Só o Pepe era branco", afirmou, na Favela da Mineira, durante inauguração do novo campo de grama sintética da comunidade, que vai captar energia dos jogadores.

Você pode gostar