Por adriano.araujo

Rio - O desafio desta segunda-feira é deixar o carro em casa. Mas para muitos cariocas, a tarefa proposta pelo Dia Mundial sem Carro nem será tão árdua assim. Abusando da criatividade, tem gente que está organizando até mutirão para ir ao trabalho de bicicleta. Para inspirar a mudança na mobilidade, a ex-secretária de Transportes, Janette Sadik-Khan, que revolucionou Nova York, estará no Rio para duas palestras na segunda e na terça-feira.

GALERIA: Ciclistas participam do 'Um Dia Sem Carro'

Ciclistas participam do passeio 'Um Dia Sem Carro'%2C no Aterro do FlamengoCarlo Wrede / Agência O Dia

Apaixonada por bicicleta, a analista de comunicação Flávia Tenório, de 45 anos, deixa sua magrela no escritório onde trabalha, na Glória, para se locomover pela região. “As reuniões que faço vou só de bike. Economizo um tempo enorme”, afirmou. O trajeto de casa, na Gamboa, para o trabalho é feito de carro, mas hoje, Flávia garante que fará diferente. “Já combinei um mutirão com meus vizinhos e vamos todos de bicicleta. Vai dar tempo até para fazer um café da manhã coletivo”, apontou a analista.

O economista João Henriquez, 41, vai encarar um dia sem carro pela primeira vez. Se a experiência for aprovada, ele garante que passará a adotar a bicicleta como principal meio de transporte. “De carro demoro mais de meia hora de Copacabana para Botafogo. Amo andar de bicicleta e agora vou fazer um uso inteligente dela ”, declarou Henriquez.

Para trazer bons exemplos de como simples intervenções podem modificar a mobilidade urbana, a ex-secretária de Nova York, participará de dois debates na cidade. O primeiro, promovido pelo Instituto de Políticas em Transporte e Desenvolvimento (ITDP), será hoje, às 19h, na sede do Instituto de Arquitetos, no Flamengo.

“Ela revolucionou Nova York, diminuindo a largura das faixas para os carros e aumentando as calçadas. Essa seria uma ótima ideia para o Centro do Rio”, opinou a gerente de projetos do ITDP, Danielle Hoppe. Amanhã, Janette estará em um evento promovido pela prefeitura, no Hotel Mirador Rio, em Copacabana.

Passeio até debaixo d’água

A chuva que caiu na manhã de domingo não desanimou os milhares de ciclistas que participaram do 27° evento “Um Dia Sem Carro”, que aconteceu na Enseada de Botafogo, Zona Sul. O passeio ciclístico é uma iniciativa para promover a mobilidade sustentável e comemorar o Dia Mundial sem Carro, celebrado nesta segunda.

A largada aconteceu às 9h, em frente ao Monumento dos Pracinhas, no Aterro do Flamengo, e reuniu 20 mil pessoas, a estimativa inicial era de 30 mil. Os ciclistas percorreram a Praia de Botafogo, até o Centro Empresarial Mourisco, e voltaram ao ponto de partida. O itinerário durou cerca de 1h30.

Rennan Teixeira Luiz, de 27 anos, levou o irmão mais novo, Matheuz Teixeira Luiz, 12, para participar. “Esse é o primeiro ano em que me inscrevi, mas sempre participo do por conta própria, com chuva ou não”.

Já as amigas Juliana Amaral, 29, e Juliana Alves, 28, estrearam no evento, mas garantiram que vão marcar presença nos próximos. “Achei bacana a proposta do evento é legal, e essa chuva não desanimou não, pelo contrário, foi refrescante!”, contou Juliana Amaral.

Você pode gostar