Por leonardo.rocha

Rio - O Governo do Estado do Rio inaugura, nesta segunda-feira, às 10h, a Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA), na Cidade da Polícia, no Jacarezinho. A unidade vai funcionar 24 horas durante toda a semana e vai investigar casos ocorridos na Capital.

A DDPA terá dois núcleos, um específico para a investigação de crianças e adolescentes desaparecidos, e um para adultos. Além disso, será implantado o Disque-Desaparecidos, no telefone 197. O serviço funcionará dentro da unidade nos mesmos moldes do Disque-Denúncia. Qualquer pessoa que tiver pistas sobre o paradeiro de alguém desaparecido pode passar as informações sem revelar a identidade.

De acordo com delegada titular da DDPA, Ellen Souto, as delegacias distritais continuarão fazendo os registros de desaparecimentos, mas as informações serão repassadas online para a nova unidade. A DDPA também funcionará dentro do Programa Delegacia Legal.

Segundo a delegada titular, o diferencial da DDPA será a estrutura oferecida para os parentes das vítimas. "A delegacia terá dois núcleos de assistência social e psicológica, fruto de um convênio com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos. O atendimento, em termos de estrutura para a demanda que ainda é enorme, vai ser muito melhor", afirmou a delegada.

Atualmente, os casos ficam sob responsabilidade da Seção de Descoberta de Paradeiro (SDP), vinculada à Divisão de Homicídios da Capital. Os casos ocorridos na região da Baixada e Niterói, São Gonçalo e Itaboraí continuarão, respectivamente, sendo investigados pelas SDP das DHs dos municípios.

Você pode gostar