Por felipe.martins

Rio - A concessionária MetrôRio vai permitir, a partir de segunda-feira, o embarque de bicicletas em dias úteis no último vagão de cada trem, a partir das 21h.  A empresa atende uma recomendação da Secretaria Estadual de Transporte. De acordo com o órgão, a medida visa ampliar a integração com os meios de transportes públicos e criar novas rotas para os ciclistas. Aos passageiros já era permitido o embarque com as bikes aos sábados, domingos e feriados durante todo o horário de funcionamento do metrô.

"No ano passado, aprovamos a liberação de embarques de bicicletas em período integral nas barcas, e eliminamos a cobrança de tarifa adicional. Agora, em parceria com a concessionária MetrôRio, desenvolvemos um planejamento, que permitirá o acesso das bikes ao sistema. Assim como a ampliação de vias específicas, é fundamental expandir também a infraestrutura cicloviária, através de ações que permitam e facilitem o fluxo dos ciclistas" explica a secretária estadual de Transportes, Tatiana Carius.

A medida é uma iniciativa do programa Rio Estado da Bicicleta, que desenvolve atividades educacionais e estruturais de estímulo ao uso da bicicleta como meio de transportes. O programa atua na implantação de sinalização adequada e na instalação de bicicletários integrados aos modais e disponibiliza cerca de 4.500 vagas próximas a estações de barcas, trens e metrô.

Você pode gostar