Rio - É lançado neste sábado um cartaz com recompensa por informações que levem a captura do acusado realizar o aborto na auxiliar administrativa Jandira Magdalena dos Santos Cruz morta durante o procedimento em uma clínica clandestina na Zona Oeste. O Portal dos Procurados oferece recompensa de mil reais por Carlos Augusto Graça de Oliveira, único suspeito que continua foragido. O corpo de Jandira foi encontrado carbonizado e mutilado dentro de um carro, em Guaratiba. O sepultamento da auxiliar administrativa, de 27 anos, acontecerá neste domingo, às 14h, no Cemitério de Ricardo de Albuquerque, na Zona Norte. As informações são da Polícia Civil.
O Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decretou no dia último dia 12 a prisão temporária, por 30 dias, de cinco acusados, sendo que quatro já estão presos. São eles: Rosemere Aparecida, apontada como chefe da quadrilha; Vanusa Baldacine, suspeita de ter levado Jandira para a clínica onde teria morrido; Marcelo Eduardo Medeiros, proprietário do imóvel que era alugado, e Mônica Gomes Teixeira, que recepcionava os clientes. Todos responderão pelos crimes de aborto, formação de quadrilha, ocultação de cadáver e fraude processual.
O falso médico Carlos Augusto Graça de Oliveira, que realizou o procedimento é o único que continua foragido. Contra ele ainda pesam anotações criminais por homicídio, aborto provocados por terceiros, aborto, e falsa identidade.
Segundo o delegado da 35ªDP (Campo Grande), Hilton Alonso, as investigações se concentram em descobrir se os criminosos atearam fogo nela, ainda com vida, e se o veículo incinerado foi o mesmo Gol branco em que ela deixou a rodoviária de Campo Grande em direção à clínica.