Por thiago.antunes

Rio - Cerca de 50 pessoas protestam, na noite desta terça-feira, contra o discurso do presidenciável Levy Fidelix, no Centro do Rio. Os ativistas caminham, neste momento, na Avenida Rio Branco e devem seguir até a Cinelândia, onde a manifestação vai terminar. A Avenida Rio Branco ficou interditada na altura da Avenida Presidente Vargas, sentido Aterro do Flamengo. O desvio foi feito pela Avenida Passos.

Por volta das 19h10, a via foi liberada. Neste momento, oas ativistas se concentram na Cinelândia. O ato, organizado no Facebook, contava com mais de 3 mil pessoas confirmadas.

Fidelix é acusado de homofobia durante debate entre os presidenciáveis, nesse domingo (28). Defensores dos direitos LGBT acusam o candidato de ter incitado o ódio contra lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis ao explicar porque é contrário ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. Três representações contra o candidato foram protocoladas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A primeira, ajuizada pela Comissão Nacional da Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), requer que parte do tempo de propaganda eleitoral gratuita a que o candidato tem direito seja destinada para que entidades de defesa da comunidade LGBT se manifestem sobre as declarações de Fidelix. A OAB também pede a cassação do registro de sua candidatura.

Para a comissão da OAB, o candidato fez afirmações “injuriosas e depreciativas contra a população LGBT”, inclusive incitando à violência. “Aparelho excretor não reproduz. Como é que pode um pai de família, um avô ficar escorado porque tem medo de perder voto? Prefiro não ter esses votos, mas ser um pai, um avô que tem vergonha na cara, que instrua seu filho, que instrua seu neto. Vamos acabar com essa historinha". "Nós tratamos a vida toda com a religiosidade para que nossos filhos possam encontrar realmente um bom caminho familiar".

Você pode gostar