Por tiago.frederico

Rio - Um tiroteio assustou moradores da Vila do João e da Nova Holanda, no Complexo da Maré, em Bonsucesso, Zona Norte do Rio, na manhã desta segunda-feira. Temendo balas perdidas, motoristas que passaram nos sendidos das Linhas Vermelha e Amarela chegaram a parar os carros na pista.

Militares da Força de Pacificação trocaram tiros com criminosos na manhã desta segunda-feira%2C na região da Vila do João%2C no Complexo da MaréCarlos Moraes / Agência O Dia

O Batalhão de Policiamento de Vias Expressas nega interdição nas vias expressas e informou que o trânsito ficou tumultuado por causa de dois dois acidentes na Linha Vermelha: a colisão entre uma moto e um ônibus na altura de São Cristóvão, e a colisão entre um carro e um ônibus na chegada ao Elevado Professor Engenheiro Rufino de Almeida Pizarro (via que liga a Linha Vermelha ao Elevado Paulo de Frontin), no sentido Túnel Rebouças.

Leia mais:

Alunos do projeto Uerê se jogam no chão para fugir de tiroteio

Oito linhas de ônibus deixam de circular na Vila Cruzeiro por conta da violência

GALERIA: Militares e traficantes entram em confronto na Maré

Crianças se protegem de tiroteio no corredor de escola na MaréReprodução Internet

O trânsito ficou muito lento e houve retenções  no sentido Centrona Linha Vermelha, a partir do acesso pela Rodovia Washington Luiz, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, até São Cristóvão. Carros chegaram a ficar estacionados nos acostamentos.

Medo nas escolas

O tiroteio assustou também alunos e professores nas escolas da região. Em algumas, os alunos chegaram a deitar no chão para evitar balas perdidas.

Uma imagem que circula no Facebook mostra crianças sentadas no corredor para se proteger. São alunos do Ensino Fundamental do 1º segmento da Escola Municipal Escritor Bartolomeu Campos de Queirós e do 2º segmento dos Centros Integrados de Educação Pública Operário Vicente Mariano. As instituições funcionam no mesmo prédio.

No projeto Uerê, escola modelo que funciona na região, o procedimento foi o mesmo. O confronto deixou as crianças assustadas e algumas se abrigaram nos corredores. 

Em nota, as secretarias Estadual e Municipal de Educação informaram que as aulas transcorreram normalmente nas instituições de ensino situadas no Complexo da Maré.

De acordo com o Comando da Força de Pacificação, responsável pela segurança na região, por volta das 8h50, dois supostos integrantes de facções criminosas atiraram contra militares na Vila do João. Os militares responderam "segundo os princípios de autodefesa e proporcionalidade", disse o comando em nota. 

Um dos bandidos foi baleado e o segundo fugiu. De acordo com o Comando da Força, o ferido foi levado para UPA do Complexo da Maré. Ainda em nota, o comando pediu à população que faça denúncias ao Disque-Pacificação (3105-9717).


Você pode gostar