Rio - Lembram daqueles emails de corrente contando a história de alguma criança com problemas de saúde e que o encaminhamento do mesmo seria convertido em doações? Então, agora a corrente não é lenda e está nas redes sociais, o lugar de maior interatividade atualmente no mundo. Vendo neste local um grande potencial de engajamento social, três amigos criaram o Reverbere, página no Facebook que quanto mais curtida tiver mais o projeto social escolhido recebe em doação. O modelo é inédito no Brasil.
A entidade escolhida nesta primeira campanha é a Associação Saúde da Criança, que ajuda na reestruturação de famílias de crianças com doenças crônicas. A ideia é criar parcerias com grandes empresas que queiram associar suas marcas a projetos sociais de alta performance. Para isso é fundamental a participação das pessoas curtindo, comentando e compartilhando a ideia, mostrando que a ação é viável com a existência do ativismo web. As campanhas vão focar no trabalho realizado pelas entidades e não nas empresas patrocinadoras, que vão ter a oportunidade de se posicionarem em favor das causas envolvidas.
Entre na página da Reverbere no Facebook
Entretanto, nesta primeira ação o dinheiro está saindo do bolso de amigos dos criadores sensibilizados com a causa, que vão desembolsar até R$ 11.500 caso a página reúna 11.500 likes até a próxima quinta-feira, dia 27 de novembro. O valor foi já aumentado três vezes após a campanha, lançada no último dia 13, bater metas de R$ 2 mil e R$ 4 mil. Cada curtida na página equivale a R$ 1 doado.
O projeto idealizado pelos empreendedores Thiago Canellas e Rafael Saavedra conta também com a cineasta Sonia Violeta, que com sua formação é a grande coordenadora do Reverbere. Até a manhã desta quarta-feira, a página possuía mais de 4.700 likes, onde são encontradas histórias de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pela Associação Saúde da Criança. O vídeo foi lançado e mostra como funciona o Reverbere.