Por adriano.araujo

Rio - O governador Luiz Fernando Pezão revelou, na manhã desta quinta-feira, que técnicos estão em Brasília para discutir a possibilidade da redução de vazão dos reservatórios de Paraíba do Sul. Por conta da crise hídrica, a vazão de água dos reservatórios da região para a capital e Região Metropolitana pode ser reduzido 140 metros cúbicos por segundo para 110.

"Os nossos técnicos estão discutindo em Brasília hoje (sobre a redução da vazão para o Rio) e segunda-feira com a ministra Izabella (Teixeira, do Meio Ambiente) vem aqui com o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA) para nós discutirmos. Nós temos um documento assinado por mim, pelo governador Geraldo Alckmin e o ex-governador de Minas, para que os estados de Minas e o Rio não sejam prejudicados nessa nova vazão", disse.

Entretanto, o estado, de acordo com Pezão, já está testando diversos modelos na represa Santa Cecília. "Estamos vendo onde a gente pode reduzir ao mínimo possível para mantermos o abastecimento da cidade do Rio e da Região Metropolitana".

Pezão disse que os níveis dos reservatórios subiram pouco por conta da chuva dos últimos dias, mas não foi o suficiente para retirá-los do volume morto. "Aumentou um pouco, mas a gente tem indicativos de que a chuva vai até maio. Eu acredito muito nessas previsões. Todos os reservatórios aumentaram de níveis, na represa de Funil, na represa de Ribeirão das Lajes."

Você pode gostar