Rio - Após o fogo que atingiu o Shopping Nova América, em Del Castilho, Zona Norte do Rio, nesta segunda-feira, um novo foco de incêndio foi registrado no início da manhã desta terça-feira no telhado do centro comercial. As chamas foram logo controladas pelo Grupamento de Operações com Produtos Perigosos (GOPP), do Corpo de Bombeiros, que já estava no local, fazendo os trabalhos de rescaldo. O prédio está sem luz desde cedo.
GALERIA: Incêndio destrói parte do Shopping Nova América

Além disso, devido aos riscos de desabamento da fachada do prédio - que ficou destruída ontem -, o shopping permanecerá fechado. A determinação é da Secretaria Municipal de Defesa Civil. "O shopping não tem previsão de reabertura, pois ainda há risco de desabamento no mesmo ponto de ontem. Como o shopping é antigo, algumas vigas de sustentação são de madeira e envergadas. O que tem de ser feito agora é retirar essas vigas da fachada", declarou o secretário da pasta, Márcio Motta. "Entendo a agonia dos lojistas, mas neste momento é necessário manter o shopping fechado", completou.
Desde o início desta manhã, o GOPP está molhando os espaços para evitar um novo incêndio. Os bombeiros também verificam se houve danos à estrutura do prédio e apuram as causas do fogo. Porém, ressaltam que apenas a perícia da Polícia Civil poderá determinar as causas do incêndio.
Enquanto os bombeiros seguem no local, um grupo de 40 funcionários está do lado de fora do shopping. Os trabalhadores tentam entrar no Nova América, alegando que tiveram de deixar as lojas nesta segunda-feira "apenas com a roupa do corpo". Eles tentam buscar documentos, pertences e dinheiro.
Polícia Civil investigará suspeita em shopping da Zona Norte

Funcionária da Praça de Alimentação, Aline Abreu, de 28 anos, reclamou da falta de informação: "Deixamos tudo ontem aí e saímos só com a roupa do corpo. Precisamos entrar e buscar nossas coisas", disse a jovem. Raquel Silva, 24, que também trabalha no local se queixou: "Os seguranças não sabem dizer o que está acontecendo. Desde ontem estou só com minha roupa do corpo. Ninguém do shopping nos procurou para dar uma satisfação. Precisamos entrar".
De acordo com a assessoria do shopping, cerca de 20% do empreendimento foi atingido pelo fogo, aproximadamente 40 lojas danificadas. Equipes trabalham na limpeza de áreas que foram atingidas pela água. O shopping possui seguro e a seguradora já está começando os trabalhos no local. Os lojistas terão acesso ao shopping em até 24 horas.
Caso é investigado pela 44ª DP (Inhaúma)
O laudo sobre a causa do incêndio do Shopping Nova América, em Del Castilho, no final da manhã de segunda-feira, será divulgado em até 30 dias pela 44ªDP (Inhaúma). A Polícia Civil investigará também denúncias de lojistas de que princípios de incêndios tornaram-se recorrentes no shopping e que, inclusive, a empresa administradora (Ancar) já havia sido alertada.
O incêndio durou mais de quatro horas e destruiu dezenas de lojas e escritórios de uma das torres comerciais do shopping. As chamas teriam começado pouco antes do meio-dia, no segundo andar da parte mais antiga do prédio — construído em 1920 — e que em 2011 foi revitalizada e expandida, com investimentos de R$ 250 milhões. Não houve feridos, mas dois bombeiros passaram mal ao inalar fumaça. Não há previsão para a reabertura do shopping, que possui 330 lojas.

A Universidade Estácio de Sá, que mantém um campus no shopping, também foi atingida. As aulas da unidade, que começariam após o Carnaval, estão suspensas. Através de nota oficial, a direção da unidade afirmou que está estudando as melhores alternativas para garantir aos alunos da unidade que funciona no shopping o menor impacto possível em suas aulas. Além disso, na próxima semana a universidade vai dar as orientações para novos e antigos alunos de todos os cursos que funcionam no Nova América.
“Houve uma fatalidade e estamos contabilizando os prejuízos. Nossa brigada de incêndio agiu rapidamente, evacuando funcionários e acionando os bombeiros, que demoraram apenas 20 minutos para mandar socorro”, comentou Carlos Martins, superintendente do shopping, afirmando que somente a praça de alimentação funcionaria na segunda-feira. “Todas as unidades têm seguro contra incêndio”, garantiu. O governador Luiz Fernando Pezão e o prefeito Eduardo Paes estiveram no local e prestaram solidariedade aos empresários.