
Rio - Seis agências bancárias em Campo Grande, na Zona Oeste, foram notificadas nesta quinta-feira pelo Procon Carioca - órgão da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor -, por descumprimento da Lei da Fila do Banco. A determinação é que o cliente não fique mais de 15 minutos esperando atendimento em qualquer unidade.
Segundo o órgão municipal, os clientes que chegaram por volta das 10h na agência do Bradesco da Avenida Cesário de Melo 2.967, só conseguiram ser atendidos após o meio-dia. Já no Banco do Brasil, no número 2.839 da mesma via, os consumidores eram obrigados a enfrentar duas filas: uma para a triagem e a outra para o atendimento, levando, em média, duas horas de espera.
A secretária municipal de Defesa do Consumidor, Solange Amaral, lembrou que os bancos são obrigados a fornecer senhas com o registro da hora de entrada do cliente na fila. “Os bancos têm obrigação de oferecer um serviço digno aos seus clientes. Mais de quinze minutos na fila é um desrespeito ao consumidor. Vamos continuar com as fiscalizações e as agências reincidentes serão multadas”, disse a secretaria.
Na última terça-feira, o Procon Carioca também notificou pelas mesmas razões três agências bancárias nos bairros da Tijuca, Grajaú e Cidade Nova. O consumidor que quiser reclamar do desrespeito à Lei da Fila do Banco pode ligar para a Central 1746, da Prefeitura do Rio, ou fazer um registro pelo site www.1746.rio.gov.br
Foram notificadas as agências do Bradesco na Av. Cesário de Melo nº 2.967 e nº 3.110, além da unidade na Rua Augusto de Vasconcelos 244. Já do Banco do Brasil foi autuada a da Av. Cesário de Melo 2.839. Da Caixa Econômica, a filial da Av. Cesário de Melo 3.166, e do Banco Santander, a unidade que fica também na Av. Cesário de Melo nº 3006.