Por felipe.martins

Rio - Mais de 30% da mão de obra utilizada pelo traficante Schumaker do Rosário, integrante do Comando Vermelho (CV) e chefe da quadrilha que domina o Jardim Catarina, em São Gonçalo, é composta por menores de idade, de acordo com a Subsecretaria de Inteligência da Segurança Pública. Nesta quinta-feira, em ação conjunta com o Grupo de Atuação e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público e a Polícia Civil, 25 mandados de prisão foram cumpridos contra a quadrilha.

Dos 12 capturados ontem, há seis adultos e seis menores de idade. Outros 13 mandados expedidos tinham com alvos criminosos que já estavam atrás das grades. Shumaker, porém, continua foragido. Segundo o promotor Daniel Braz, adolescentes ocupam posições de relevância cada vez maior na hierarquia do bando, que, além do tráfico de drogas, atua em roubos de veículos. “Antes eram apenas ‘aviões’. Hoje, muitos já ocupam posições de ‘gerência’”, confirmou. No hall de antecedentes da maioria dos criminosos estão anotações por homicídio e latrocínio (roubo seguido de morte).

Cinco dos 12 suspeitos capturados ontem%2C em São Gonçalo%3A eles integrariam o Comando VermelhoEstefan Radovicz / Agência O Dia

As investigações sobre a quadrilha começaram em agosto do ano passado, após a morte do policial militar David Athanazio na região. “Iniciamos a investigação e prendemos um dos supostos autores, um menor de 16 anos. Foi feito o pedido de quebra de sigilo telefônico de traficantes, e a partir disso identificamos mais envolvidos com o tráfico e especificamos a função de cada um dentro da organização”, explicou Daniel Braz.

O subsecretário de Inteligência da Secretaria de Segurança, Fábio Galvão, afirmou que, atualmente, outros dois traficantes exercem liderança na região do Jardim Catarina. São Thiago Cruz, o TH, e Telmo de Sozua Capela, o Telminho. Ambos permanecem presos e pesam, contra eles, mais de um mandado. “Notamos que a quadrilha não era das mais armadas. Em sua maioria, os bandidos atuavam com revólveres e pistolas”, completou.

No total, foram expedidos pela Justiça 49 mandados de prisão e de busca e apreensão contra menores. Doze deles pesavam contra adolescentes e outros 37 contra adultos. Além dos 13 que já estavam presos, o traficante Robson Monteiro Martins, o Canela de Vidro, morreu em confronto na última semana. Há 23 foragidos.

Beltrame volta a criticar legislação

Após a operação, o secretário de Segurança Pública José Mariano Beltrame reiterou o pedido por mudanças na legislação. “Cada vez mais temos visto menores em altas posições no tráfico. É uma tendência que só aumenta na maior parte das favelas do Rio. Temos dados sobre isso. Já passou da hora de se rever as punições para eles’, desabafou.

De acordo com Beltrame, mais de 30 mil pessoas foram presas no ano passado. Deste número, pelo menos três mil voltaram ao presídio no mesmo ano. “Às vezes, um trabalho de sete, oito meses de investigação, é jogado fora, e a polícia tem que fazer o trabalho de novo”.

O Disque-Denúncia (2253-1177) oferece R$ 5 mil por informações que levem à prisão de Schumaker do Rosário. Condenado a 29 anos de prisão por homicídio e assalto à mão armada em 2003, ele está foragido desde 2013, ano em que recebeu o benefício de progressão de pena e não voltou à carceragem. Cerca de 200 homens participaram da ação de ontem em São Gonçalo.

Você pode gostar