Por felipe.martins

Rio - Redutos profanos, onde se cometem os pecados da gula, da preguiça e da luxúria, vão ser tomados por confessionários a partir desta sexta-feira. Durante 24 horas, sacerdotes e missionários vão ao encontro dos fiéis e de ‘ovelhas desgarradas’ em shoppings, praias, parques, bares e praças, para evangelizar e receber confissões. A corrente de orações “24 horas para o Senhor” foi abraçada pelas arquidioceses do Rio de Janeiro e Niterói atendendo a um pedido do Papa Francisco, para preparar os católicos para a Páscoa.

Na sexta-feira%2C haverá vigília na Igreja Nossa Senhora da Glória%2C no Largo do Machado%2C a partir das 17hErnesto Carriço / Agência O Dia

Igrejas em todo o estado vão abrir as portas para acolher os devotos num grande mutirão. Na Praia de Sepetiba, na Zona Oeste, as confissões serão acompanhadas de vigília de orações e um luau, a partir das 21h. Em meio à badalação da Lapa, a evangelização será feita pela Comunidade Shalom que vai percorrer as ruas do bairro numa Via Sacra, com a participação das Irmãs de Calcutá. “É um apelo do Papa contra toda a indiferença que há no mundo. Ele pediu para que a gente saia da igreja e vá ao encontro do outro”, diz a missionária Poliana Pereira.

Às 19h, o arcebispo do Rio, cardeal Orani João Tempesta fará celebração na Igreja Nossa Senhora do Carmo da Lapa. Mais cedo, ao meio-dia, fiéis vão participar da Oração do Ângelus no Cristo Redentor. As missas e vigílias poderão ser acompanhadas de casa pelos fiéis que estiverem impedidos de sair por meio da Rádio Catedral FM 106,7 e pela Web TV Redentor. A confissão, porém, terá que ser presencial na igreja mais próxima.

Comunidade Shalom voltará aos Arcos da Lapa para falar aos jovensDivulgação


Na sexta-feira e no sábado, padres estarão em paróquias e locais públicos para ouvir a confissão dos fiéis em vários bairros da Região Metropolitana do Rio e da Região dos Lagos. Confira os locais.

ONDE FAZER A CONFISSÃO

CENTRO DO RIO

Igreja Nossa Senhora do Carmo, na Lapa, a partir das 18h. Haverá celebração , às 19h, presidida pelo arcebispo do Rio, Cardeal Dom Orani Tempesta.

ZONA NORTE

Capela do Shopping Via Brasil (Rua Itapera, 500, em Irajá); Capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição (Praça Jerusalém, s/nº, Jardim Guanabara, na Ilha do Governador); Basílica de Nossa Senhora de Lourdes (Av. 28 de Setembro, 200, em Vila Isabel); Praça Agripino Griecco (Rua Dias da Cruz, no Méier); Parque de Madureira, das 19h30 às 22h, confissões e evangelização com a Comunidade do Caos à Glória.

ZONA SUL

Em frente à Basílica Imaculada Conceição (Praia de Botafogo, 266), às 19h; Igreja do Sagrado Coração de Jesus (PUC-Rio, na Gávea), às 19h. No calçadão de Copacabana e na Paróquia Nossa Senhora de Copacabana e Santa Rosa de Lima (Rua Hilário de Gouveia, 36, em Copacabana), às 19h;Cristo Redentor (sexta-feira, a partir de meio-dia).

ZONA OESTE

América Shopping (Av. das Américas, 15.500, no Recreio), Paróquia São Sebastião e Santa Cecília (Praça da Fé, s/nº, em Bangu); Praia de Sepetiba (a partir das 21h, haverá confissões e vigília com luau). Todas as igrejas da região estarão abertas.

NITERÓI

No município, o mutirão de confissões começa no dia 23, nas igrejas Nossa Senhora da Conceição (Ilha), Nossa Senhora de Fátima (Venda da Cruz).

SÃO GONÇALO

Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Gradim, a partir das 20h), Igreja Nossa Senhora Aparecida (Galo Branco).

MARICÁ

Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Itaipuaçu, a partir das 19h, de sexta-feira.

REGIÃO DOS LAGOS

Nas cidades da região, as confissões terão início no dia 17, na Igreja de São Jorge (Araruama), São João Batista (São Pedro da Aldeia), às 18h. Em Saquarema, o mutirão começa dia 24, na Igreja Nossa Senhora de Nazareth, às 17h.

Você pode gostar