Por tiago.frederico

Rio - Motoristas e cobradores de ônibus realizam nesta quarta-feira, no Guadalupe Country Club, na Avenida Brasil, 23.304, uma assembleia geral para discutir a pauta de reivindicações do dissídio dos trabalhadores do setor. São esperados cerca de mil profissionais que atuam nas empresas de transportes urbanos de passageiros do município.

De acordo com o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus do Rio de Janeiro (Sintraturb), a assembléia será realizada em dois turnos, sendo o primeiro às 10h e o segundo às 16h. A antecipação da negociação de reajuste de 1º de junho, data base da categoria, para 1º de abril, será a pauta principal do encontro.

"Essa proposta está baseada na alta da inflação registrada nos primeiros meses desse ano, que já compensou o reajuste dado no ano passado. Além disso, os empresários já foram contemplados com o aumento da tarifa, e tenho certeza que estão em condições de discutir melhores condições de aumento para a categoria", disse Sebastião José, vice-presidente do sindicato.

Além da antecipação da data base, a direção vai exigir das empresas o fim da dupla função, onde o motorista também faz o papel de cobrador, reajuste de 50% na cesta básica, plano de saúde e odontológico para os trabalhadores.