Por nicolas.satriano

O flagrante feito pelo DIA da abordagem de PMs a um menor suspeito quinta-feira, na Rua Mem de Sá, na Lapa, não se resume à discussão sobre o procedimento policial. O fato alerta para uma triste estatística: nos últimos seis meses de 2014, o número de apreensões de menores envolvidos em algum tipo de delito na região aumentou 75% em relação ao primeiro semestre do mesmo ano. Somente em janeiro de 2015 foram 14 ocorrências, o dobro se comparado ao mesmo período do ano passado. Os números são do Instituto de Segurança Pública (ISP).

Entre os meses de julho e dezembro de 2014 foram registradas 140 apreensões de menores, contra 80 de janeiro a junho. Desde o primeiro dia de 2014, a região passou a ser patrulhada por agentes da Operação Lapa Presente.

Na quinta-feira, o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Siro Darlan informou que vai pedir explicações ao comando da Polícia Militar sobre o fato após a publicação das imagens.

Menor furtou cordão de mulher na Lapa e foi apreendido por PMsAlexandre Vieira / Agência O Dia

O menor de 16 anos foi imobilizado por dois policiais do 5º BPM (Praça da Harmonia) após furtar um cordão de uma mulher. Segundo a polícia, o garoto teria pelo menos três passagens anteriores por outros atos infracionais. Ele foi encaminhado à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e irá responderá por fato análogo ao crime de furto.

A abordagem feita pelos policiais provocou debate entre especialistas em segurança e defensores de direitos humanos. Em uma das imagens, um dos PMs mostra na palma da mão um cordão que teria sido encontrado com o rapaz após o caso.

De acordo com testemunhas, o suspeito atravessou correndo a Rua Mem de Sá em direção à Gomes Freire. Na esquina das duas vias, ele foi interceptado pelos militares. Com as mãos para cima, o menor passou pela abordagem dos policiais e chegou a ser jogado no chão após levar uma rasteira. Pouco antes, o acusado teve a pistola apontada contra o seu peito.

Você pode gostar