Rio - José Hermógenes de Andrade Filho, também conhecido como Professor Hermógenes, morreu no fim da noite desta sexta-feira, segundo informações do Instituto Hermógenes, do qual era fundador, mas a causa da morte ainda não foram confirmada. José Hermógenes foi um dos principais divulgadores da ioga no Brasil.

Durante a década de 60, após um diagnóstico de tuberculose avançado, ele descobriu a prática da ioga para a saúde física e mental e, desde então, nunca mais parou de praticar e divulgar. Professor Hermógenes fez doutado em Yogaterapia pelo World Development Parliament (Parlamento de desenvolvimento mundial, em tradução livre), na Índia, e conquistou o título de Doutor Honoris Causa pela Univerdade Aberta para Medicina Complementar.
Hermógenes também escreveu mais de 30 livros relacionados ao tema, traduzidos em diversos idiomas, entre os quais se destacam Autoperfeição com Hatha Yoga e Yoga para Nervosos. Em 1988, foie scolhido cidadão da paz do Rio de Janeiro e, em 2000, recebeu a Medalha Tiradente, conferida pela Alerj, pelos benefícios que suas obras trouxeram para os brasileiros.