Por clarissa.sardenberg

Rio - A teledramaturgia brasileira está de luto. Morreu neste domingo, aos 74 anos, o ator Cláudio Marzo, que estava internado desde o último dia 4, na Clínica São Vicente, na Gávea, devido a um enfisema pulmonar. O corpo deve ser cremado na quarta-feira, no Cemitério Memorial do Carmo, no Caju. A família aguarda a chegada de um dos filhos que mora na Austrália.

“Eu só tenho a lamentar o sofrimento do Cláudio, fazia muito tempo que ele vinha sofrendo”, lastimou Milton Gonçalves, que atuou com ele na novela ‘Irmãos Coragem’ (1970). “Ele acreditava que ser ator não é ser o galã, o bonitão. Era ser o talentoso, que tinha humildade com os personagens”, completa Milton.

GALERIA DE FOTOS: Relembre momentos da carreira de Cláudio Marzo

Cláudio Marzo%2C de 74 anos%2C está internado desde o dia 28 de dezembro na Clínica São Vicente%2C na GáveaDivulgação / TV Globo

Internautas lamentam morte do 'Velho do Rio' nas redes sociais 

O ator, que era amigo de Marzo há mais de 50 anos, lembrou ainda de suas histórias inusitadas. “Ele gostava de futebol, embora não soubesse jogar bola, mas tentava. Tivemos muitas divergências e concordâncias nesses anos”. Mas Milton afirma que a amizade sempre prevaleceu.

Xuxa Lopes, ex-mulher de Marzo, estava muito abalada com a perda do ator com quem foi casada por quatro anos e teve seu filho, Bento. “Eu nem sei como estou, como me sinto nesta hora. Nunca achamos que isso iria acontecer. Nunca esperamos pela morte”.

Betty Faria%2C Claudio Marzo e Alexandra Marzo (filha do casal) na pré-estreia do filme "O Homem nu"Foto%3A Sérgio Cabral / Divulgação

Segundo Xuxa, nos últimos anos, Cláudio realmente vinha sofrendo muito por complicações respiratórias. “Esta era a última coisa que a gente queria, mas ele já estava sofrendo e já tinha sido internado algumas vezes e isso foi por causa do cigarro, essa brincadeira não tem graça”. A atriz disse que a família aguarda a chegada de dois de seus três filhos. “Estamos esperando um que está na Austrália e o meu que está no Pará”.

O Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro, Sated/RJ, afirmou, através de sua assessoria: “A morte de Cláudio Marzo é uma grande perda para toda a categoria”. Hugo Gross, um dos diretores do Sated, ficou abalado quando soube da morte do ator. “Ele era uma pessoa maravilhosa, eu o adorava”.

Com mais de 50 anos de carreira, Marzo fez parte do primeiro grupo de atores da TV brasileira. Sua primeira novela foi ‘Moulin Rouge, a Vida de Toulouse-Lautrec’ (1963), na extinta TV Tupi. Entre seus 39 folhetins estão ‘A Moreninha’ (1965), ‘O Sheik de Agadir’ (1966), ‘Pantanal’ (1990) e ‘Fera Ferida’ (1993). Seu último trabalho na TV foi na série ‘Guerra e Paz’, da Globo, em 2008. Marzo tinha também uma longa lista de filmes, entre eles, ‘A Dama do Lotação’ (1978), ‘O Homem Nu’ (1997) e ‘O Xangô de Baker Street’ (2001).

O ator nasceu no dia 26 de setembro de 1940, em São Paulo, filho de um metalúrgico e de uma dona de casa, e descendente de italianos. Abandonou a escola aos 17 anos para trabalhar como figurante na TV Paulista. Depois foi contratado pela TV Tupi, e aos 25 anos assinou contrato com a TV Globo. Cláudio Marzo deixa três filhos: Alexandra, do casamento com a atriz Betty Faria, Diogo, com a atriz Denise Dummont, e Bento, de sua união com Xuxa Lopes.

?Colaborou: Stephanie Tondo

Você pode gostar