Por adriano.araujo

Rio - Funcionários terceirizados paralisaram os serviços nos elevadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), na manhã desta segunda-feira. Quem chega à universidade precisa usar as escadas para acessar outros andares. O motivo da paralisação seria novamente o não pagamento dos funcionários.

Uma aluna da Uerj fez um relato indignado através do WhatsApp do DIA (98762-8248),  tanto pelo descaso com os ascensoristas que trabalham nos elevadores quanto pelo fato de ter que subir até o 12º andar de escadas. 

Elevadores da Uerj não estão funcionando nesta segunda-feira Leitor WhatsApp O DIA (98762-8248)

"Nós, alunos da Uerj, ficamos indignados por tudo que está acontecendo com eles. Vemos todos os dias os ascensoristas dizendo que estão com dívidas em casa por causa disso. No Natal de 2014, muitos deles não tinham dinheiro nem para fazer sua ceia de Natal. Estudo no 12º andar que é mais ou menos 23 lances de escada para chegar lá em cima", disse.

Alguns alunos sem condições de assistir às aulas por conta da paralisação. "Temos deficientes físicos, idosos que participam de projetos na Uerj que precisam do elevador. Não é fácil subir 23 lances de escada. É cansativo demais", desabafou.

De acordo com a professora e diretora da Associação Docentes da Uerj (Asduerj), Juliana Fiuza, esse problema é sistemático e acontece desde o ano passado. "A direção da Uerj diz que não tem corte orçamentário, mas estão sem pagar os terceirizados. Semana passada, apenas dois dos elevadores estavam funcionando. Hoje, parou tudo. Não sei se a universidade vai conseguir manter as aulas. Além disso, há banheiros sem porta, sem água. Os funcionários da empresa terceirizada Inavele, que cuida da manutenção hidráulica, também estão sem receber o salário", contou.

Segundo Juliana, essa situação não pode continuar. "Toda hora os serviços param. Por causa disso, o recesso de fim de ano de 2014 foi adiantado em uma semana e o início das aulas nesse semestre foram adiadas também em uma semana. Provavelmente vão ter que parar as aulas. Alunos e professores com deficiência já estão sofrendo com a falta dos elevadores", destacou.

Os terceirizados estão marcando manifestações nesta terça-feira às 10h e às 18h contra a falta de pagamento. Já a Asduerj fará um ato contra os problemas das empresas terceirizadas na próxima quarta.

Em dezembro de 2014, centenas de alunos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) apoiaram manifestações de funcionários terceirizados da instituição, que estavam sem receber os salários relativos ao mês de dezembro, que obrigatoriamente deveriam ter sido pagos até o quinto dia útil, incluindo vencimentos do 13º.

Parte do grupo de alunos carregou cartazes e faixas com dizeres de apoio ao protesto, com dizeres como "Trabalhar sem receber é escravidão" e "Reitoria e Construir, cadê nosso pagamento?", citando a empresa contratada pela Uerj para prestar serviços de limpeza. Lixo foi espalhado por toda a universidade.

De acordo com funcionários do local, a circulação dos elevadores foi retomada por volta das 16h. Procurada, a Uerj ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Você pode gostar