Por felipe.martins

Rio - O teleférico da Providência, na Zona Portuária, ganhou mais um prazo para entrar em funcionamento pleno, após quase um ano de sua inauguração, em julho passado — e dois anos após o fim das obras que custaram R$ 75 milhões aos cofres públicos, em maio de 2013.

Segundo a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), responsável pelo teleférico, em maio, o sistema entrará pela primeira vez em operação plena, das 7h às 19h de segunda a sexta-feira, e das 7h às 13h no sábado.

A previsão da Cdurp é de que 8 mil pessoas serão transportadas por dia, durante a semana, de forma gratuita para os moradores. Em 2016, passageiros do teleférico terão conexão também com o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A notícia foi recebida com um misto de alegria e desconfiança pelos moradores do Morro da Providência, escolados com os frequentes adiamentos e promessas, segundo eles, nunca cumpridas tanto pela prefeitura como pela Cdurp.

Funcionamento do teleférico de segunda a sexta será de 7h às 19hFabio Gonçalves / Agência O Dia

“Toda hora falam que o teleférico vai funcionar de verdade, o dia inteiro, mas até agora nada. Gastam uma grana danada e fica tudo parado enquanto a gente sofre para subir o morro. Já apelidaram até de varal gigante, mas nem para botar roupa ele serve”, brinca o cobrador de ônibus Claudio de Mello, morador da comunidade.

Além da comodidade para quem mora na Providência, o funcionamento pleno do teleférico representará uma economia importante no orçamento de milhares de pessoas, que gastam R$ 2,50 para subir o morro nas vans que atendem à região.

“Parece pouco, mas no fim do mês faz muita diferença. E toda vez que anunciam que o teleférico vai funcionar o dia inteiro, a gente refaz as contas, muda o planejamento já contando com um dinheirinho a mais. Só que até agora, nada”, conta a dona de casa Marilene Dias.

De acordo com a Cdurp,hoje há 11 funcionários que trabalham diretamente na operação do teleférico. A partir de maio, quando enfim deverá começar a funcionar plenamente, a equipe será de 27 profissionais. Na recepção, na limpeza e na segurança trabalham 14 funcionários com previsão de acréscimo de mais cinco pessoas. A expansão dos serviços oferecidos pela Prefeitura do Rio vai gerar total de 21 vagas, com preferência para moradores da Providência.

Você pode gostar