Rio - Nove pessoas foram presas e quatro menores apreendidos na "Operação Arcos" realizada na Rua do Lavradio, 122, na Lapa, na manhã desta quinta-feira por policiais da 5ª DP (Mem de Sá), em conjunto com agentes do Lapa Presente. Segundo o delegado titular, Marcos Henrique Oliveira, foram recolhidos uma grande quantidade de drogas, dinheiro e material para endolação.
Um menor foi apreendido em flagrante com maconha escondida na meia. “Aqui funcionava uma boca de fumo. A ação tem como objetivo reprimir a atuação de traficantes na região. Foram dois meses de investigações com o monitoramento e mapeamento do local. Vimos que haviam rotas de fuga dessas pessoas e cercamos para que elas não sumissem”, explicou.
A operação faz parte de um planejamento integrado de ações entre a Polícia Civil e o programa Lapa Presente, da secretaria de Estado de Governo, com o objetivo de identificar e desarticular quadrilhas de traficantes até as Olimpíadas de 2016.
De acordo com Renato Teixeira, que faz parte da comissão de segurança pública da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o órgão foi junto para garantir a lisura da operação. “Havia mulheres grávidas, famílias, crianças e idosos vivendo no local. A operação se deu de forma tranquila”, disse.