Por tiago.frederico

Rio - Eleito melhor filme na categoria júri popular do 47º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em setembro do último ano, o documentário Sem Pena será exibido, nesta terça-feira, às 18h, na sede da Defensoria Pública do Estado. A produção discute a justiça criminal brasileira, das audiências às prisões e às filas de familiares em dias de visita. A entrada é franca. 

Após a exibição, haverá debate com a participação do produtor executivo do filme, advogado e diretor do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IIDDD), Hugo Leonardo; do defensor público e coordenador de Defesa Criminal Emanuel Queiroz Rangel; e do presidente do Instituto da Consciência Negra, José Brasileiro.

Sem Pena foi o filme escolhido para abrir a programação do Cine Debate, iniciativa da Defensoria Pública do Estado, do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) e da Fundação Escola Superior da Defensoria (Fesudeperj) de incentivo à discussão de temas relacionados à defesa dos direitos humanos. O ciclo cinematográfico faz parte da agenda Maio Verde, em comemoração ao Dia do Defensor, 19 de maio.

"No mês da Defensoria, queremos mostrar que a instituição deve estar aberta ao debate de temas centrais em nossa sociedade. E, para isso, nada melhor do que o cinema, pois a arte é a melhor maneira de sensibilizar e estimular a reflexão", explica a defensora pública Adriana Britto, diretora de capacitação do Centro de Estudos Jurídicos.

Você pode gostar