Por nicolas.satriano

Rio - Alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ocuparam a reitoria da instituição nesta quinta-feira. A promessa dos estudantes é permanecer por tempo indeterminado, ou até que as reivindicações sejam atendidas. Eles querem abertura imediata do edital da bolsa auxílio do primeiro semestre e definição de calendário para abertura no segundo; pagamento imediato dos funcionários terceirizados da universidade e garantia de que eles não sejam demitidos. São também contra o projeto de lei 4330, “PL das terceirizações”, e cortes na educação e ajuste fiscal. Além disso, também é pedido garantia de transferência dos estudantes moradores da Moradia Estudantil da UFRJ.

Alunos ocupam a reitoria da UFRJReprodução Facebook

Alunos e professores da Uerj protestam e interditam Rua São Francisco Xavier

Nesta quarta-feira, uma manifestação de alunos e professores da Universidade do Estado do Rio (Uerj) interditou a Rua São Francisco Xavier, no sentido Méier, na Zona Norte do Rio. A manifestação dos alunos e professores foi em apoio aos funcionários terceirizados da instituição, que não estão recebendo salários. Um evento no Facebook convidava os alunos para a manifestação que seria nesta quarta-feira as 17h e cerca de 800 pessoas confirmaram presença.


Por volta das 21h, no entanto, os alunos tentaram invadir a reitoria. Vigilantes impediram o acesso e houve empurra-empurra. De acordo com a universidade, a entrada da Reitoria foi quebrada pelos estudantes. A Polícia Militar foi acionada e impediu que os ativistas entrassem no local. Uma leitora enviou ao WhatsApp do DIA (98762-8242) um vídeo que mostra a presença dos policiais na universidade.

Você pode gostar