Pelas Ruas: Cidade criativa

'Território Criativo Praça da República-Praça Onze', uma série de encontros, com seminário e workshops

Por nicolas.satriano

Rio - Teve início nesta quinta-feira o projeto ‘Território Criativo Praça da República-Praça Onze’, uma série de encontros, com seminário e workshops, no Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian. Entre os temas, economia criativa, desenvolvimento local, governança, gestão do território a partir do conceito de cidades criativas, resgate de aspectos históricos de uma região, associativismo e empreendedorismo. As atividades são gratuitas e incluem palestras e dinâmicas com agentes locais para o desenvolvimento de um plano estratégico para o local.

Homenagem à Tia Maria

Tia Maria do Jongo – única fundadora viva do Império Serrano, irmã de Sebastião Molequinho e Tia Eulália – vai ser homenageada na edição de maio do ‘Resenha Imperial’, evento que acontece uma vez por mês na quadra da escola. Tia Maria, que recebeu o nome pelo qual é conhecida após ingressar no Jongo da Serrinha em 1977, convidada por Mestre Darcy, vai conversar sobre sua trajetória e sobre a história da escola Verde e Branca. Para começar, uma roda de samba tradicional e acústica vai animar a tarde, com sambas consagrados de Silas de Oliveira, Mano Décio da Viola e outros grandes nomes do Império. Domingo, às 14h.

A única fundadora viva do Império Serrano%2C Tia Maria do Jongo será homenageada na edição de maio do ‘Resenha Imperial’Diego Mendes / Divulgação

Reggae na kombi

É uma kombi itinerante, colorida, animada. De lá, o som sai aberto, para quem quiser chegar, pelas carrapetas do DJ ou de algum músico que queira se aventurar no “palco” que se abre logo à frente. E não falta quem queira. ‘Reggae na Kombi’ prioriza o ritmo que carrega no nome, mas toca de tudo um pouco, em locais diferentes, como o viaduto do Engenho de Dentro, onde surgiu. Também pode estar no Estácio, na porta do Metrô, na Praça do Ó e por aí vai. O projeto, além de levar música pela cidade, recolhe doações em alimentos e roupas para distribuição aos moradores de rua.

‘Reggae na Kombi’ prioriza o ritmo que carrega no nome%2C mas toca de tudo um pouco%2C em locais diferentesDivulgação

Ordináaaaaaaria!

Você acha que já viu de tudo na noite do Rio. Engana-se. No domingo (31), a partir de 16h, no Arco do Telles, vai rolar a festa ‘Ordináaaaaaaria!’ Prepare-se para dançar ao som de É O Tcham, Molejo, Backstreet Boys e outros hits dos anos 1990 e 2000. “Você vai ouvir tudo o que há de pior (pior que é melhor) no mundo da música e que já marcou a sua vida, numa verdadeira miscelânia esquizofrênica”, prometem os organizadores.

Criação coletiva

O espetáculo ‘Sintonia Suburbana’, criado pelo grupo teatral Manguinhos em Cena, vai circular por 14 lonas e arenas culturais da cidade a partir de julho. O trabalho é fruto de produção coletiva, do texto ao figurino, cenário, parte técnica e produção. O grupo surgiu de um projeto de formação teatral na Biblioteca Parque de Manguinhos, cujo objetivo era criar uma companhia de teatro residente com moradores da região.

Confetes

Amanhã, a partir das 22h, o Baile de Charme de Madureira, o mais famoso do Brasil, completa 25 anos com homenagem à novela ‘Babilônia’ e muitos convidados ilustres e globais. No comando, os Djs Fernandinho, Guto, Michell, Emekay e Xokolaty.

Sempre no último domingo do mês, a partir de 16h, acontece a roda de samba do Grupo Afrolaje, na Praça Agripino Grieco, Baixo Méier. Com muito jongo, capoeira e outras manifestações, reúne mestres e integrantes do Quilombo São José.

Domingo, os moradores de São Gonçalo poderão relaxar com atividades de bem-estar em um “aulão” gratuito na Praça Zé Garoto, a partir das 9h. Haverá Yoga, Tai Chi Chuan (arte marcial chinesa) e aulas de dança e de zumba.

‘Sururu em Casa’, um programa bem familiar para o domingo, vai estar na Casa do Minho, em Laranjeiras, com oficina de percussão, exposição de fotografia, feira de artes, atividades para crianças e samba com Sururu na Roda e participação de Nelson Sargento.

Amanhã tem Bailão do Castelo na sede do Cordão da Bola Preta. Publique o vídeo da sua música preferida na página do evento nas redes sociais e concorra a convites.

JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS passaportes para a segunda edição da Carnavália Sambacom – Feira de Negócios de Carnaval e Encontro Nacional do Samba, de 18 a 20 de junho, no Centro Cultural SulAmérica. O evento vai reunir nomes nacionais e internacionais. Clique no link abaixo para mais informações.

www.carnavalia.net.

Por Rita Fernandes

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia