Por tiago.frederico

Rio - As universidades federais do Rio vão parar nesta sexta-feira. Além de aderirem ao movimento liderado pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), a UFRJ, UFRRJ (Rural) e Unirio podem ainda iniciar uma greve a partir da próxima semana. Já os docentes da UFF decidiram, com mais de 50% dos votos, pela greve geral e vão parar as atividades a partir desta quinta-feira. Segundo professores, a situação nas instituições deve se definir nos próximos dias e início de junho.

Entre as reivindicações, os professores das federais — representados pelo Andes — pedem o fim dos cortes na Educação, a melhoria das condições de trabalho, reestruturação da carreira, defesa do caráter público da universidade, garantia da autonomia, e a valorização salarial de ativos e aposentados.

Além dos professores, funcionários técnicos administrativos das universidades federais também vão paralisar as atividades a partir de sexta-feira.

Na última sexta-feira, o sindicato se reuniu com o Ministério da Educação (MEC) para discutir a pauta dos docentes federais. No entanto, o MEC afirmou que o acordo firmado em 23 de abril de 2014 sobre os conceitos da carreira não é válido. Segundo o sindicato, o ministério afirmou ainda que o corte na Educação deve ser de R$ 9 bilhões, o que vai impactar as universidades federais.

No Rio, apenas a UFF já decidiu pela greve, mas há possibilidade de as outras três universidades pararem. A UFRJ, Rural e Unirio votaram pelo indicativo de greve nas instituições, mas ainda sem data prevista. Os docentes da UFRJ se reunirão nesta quinta-feira em assembleia.

No entanto, mesmo que a maioria decida pela paralisação, algumas escolas não vão aderir ao movimento. Os cursos de Comunicação Social e os de Engenharia da UFRJ já se posicionam contra a greve. Já na Unirio, os docentes dizem que "embora o movimento esteja forte nas associações, ainda não criou raízes nas escolas", lembrando que o movimento de greve pode ficar mais forte nas próximas semanas. O mesmo acontece na Rural.

Colaborou Luisa Cabral

Você pode gostar