Por adriano.araujo
Pessoas com mais de 60 estão no grupo prioritário para a vacinaçãoPedro Amatuzzi / Parceiro / Agência O Dia

Rio - Termina esta semana a campanha de vacinação contra a gripe. Até agora 62% do grupo prioritário se vacinou e o governo do estado espera cumprir a meta de 80% do Ministério da Saúde. Isto significaria 4,1 milhões de pessoas imunizadas contra as gripes mais comuns do último inverno: A/H1N1 (gripe suína), A/H3N2 e Influenza B. Dentro do grupo principal, as gestantes e crianças entre 6 meses e 5 anos foram as que menos se vacinaram, com cobertura de 50,7% e 53,98%, respectivamente.

O grupo prioritário é formado por pessoas com 60 anos ou mais, crianças entre 6 meses e 5 anos, indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias do parto, população carcerária, profissionais de saúde, profissionais que atuam no sistema prisional e doentes crônicos.

Essas pessoas podem ter acesso à vacina nos 1.500 postos espalhados por todo estado fluminense. No ano passado o Rio de Janeiro superou a meta do governo federal com 83,98% de cobertura. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacinação é a forma mais eficaz para prevenir a doença e suas complicações e evitar que uma gripe simples possa evoluir para casos mais graves.

Atualmente, a gripe ataca cerca 600 milhões de pessoas todos os anos. Provocada pelo vírus Influenza, ela pode gerar complicações que provocam mais de 250 mil mortes por ano e milhões de internações. Os problemas mais comuns são pneumonia, infecção no ouvido (otite) e nos brônquios (bronquite).

As únicas contraindicações são para as pessoas alérgicas aos componentes da vacina e para os portadores de doenças neurológicas.

Dos 92 municípios em todo o Estado do Rio, a Região do Médio Paraíba (cidades de Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda) é a que tem a menor cobertura para gripe: menos de 50% do público-alvo se vacinou.

Você pode gostar