Por paloma.savedra

Rio - A Polícia Federal foi acionada para conter protestos de estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF) nos campi do Valonguinho e do Gragoatá, em Niterói, nesta terça-feira. A Polícia Militar também foi aos prédios da instituição para coibir possíveis tumultos. 

Segundo informações, houve confusão durante a manifestação no Valonguinho pela manhã: alunos teriam tentado impedir a entrada de funcionários e professores que não aderiram à greve. 

Alunos, professores e técnicos administrativos da UFF estão em greve desde a última quinta -feira (28 de maio). Eles reivindicam a regularização do pagamento de funcionários terceirizados — que não recebem há meses —,  a suspensão do calendário acadêmico, reabertura do bandejão do campus da Praia Vermelha, e o pagamento imediato das bolsas de monitoria.

Nesta segunda-feira, os estudantes se reuniram em assembleia para decidir sobre uma possível ocupação do prédio da Reitoria. Durante a reunião, a universidade enviou um comunicado ameaçando parar as negociações caso a ocupação ocorresse. Os alunos desistiram da ação. 

"Ontem estava na reunião de alunos na qual ficou decidido que não haveria ocupação. Enquanto ocorria a reunião, o reitor enviou por e-mail um comunicado dizendo que cancelaria as futuras negociações porque os estudantes decidiram ocupar novamente a reitoria", contou a estudante Raissa Vidal.

E nota publicada nesta terça-feira, a UFF informou que formalizou o "pedido de reintegração de posse junto à justiça federal", para desobstruir os campi, "para que os serviços essenciais fossem executados". 

Reportagem de Luisa Cabral

Você pode gostar