Por adriano.araujo

Rio - Moradores e ativistas ligados ao meio ambiente prometem fazer na tarde desta quinta-feira, no Centro de Volta Redonda, a maior mobilização popular do interior do estado no ato público em defesa da Floresta da Cicuta. Considerado o “pulmão verde” do Sul Fluminense, a Cicuta tem 510 hectares de mata entre Volta Redonda e Barra Mansa, e passou a pertencer à Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) com a privatização da empresa.

LEIA: Justiça obriga CSN a criar medidas de proteção à floresta em Volta Redonda

Um dos líderes da campanha “A Cicuta é Nossa”, da Comissão Ambiental Sul, que reúne representantes de diversos setores da comunidade, como igrejas e associações de classes, José Maria da Silva, o Zezinho, disse que conta com a participação do maior número de pessoas possível no ato. “É importante para a preservação da mata e pelo bem estar ecológico de toda a região. O maior patrimônio ecológico da região não pode ter um dono só”, argumentou Zezinho, lamentando que faixas convocando a população para o ato, marcado para as 15h30, com concentração no final da Rua Sessenta, no Bairro Siderópolis, tenham sido furtadas nos últimos dias.

Floresta da Cicuta é considerada o "pulmão verde" do Sul FluminenseDivulgação

Até meados de novembro, conforme decisão da Justiça Federal, que acatou pedido do Ministério Público Federal (MPF), a direção da Usina Presidente Vargas será obrigada a reabrir a floresta à visitação pública, fechada pela empresa desde 2011. Milhares de internautas já confirmaram presença no ato desta tarde.

Características da Reserva da Cicuta

-Área: 131,28 hectares, destinada a preservação da fauna, mananciais, vegetação, estudos e recreação. Pelo Decreto 90.792, de 06/01/85, o Governo Federal tornou a Floresta da Cicuta Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Floresta da Cicuta.

- A floresta está dentro da Fazenda Santa Cecília, de propriedade da CSN
-Clima: Tropical, com precipitação média anual de 1.370 mm
- Temperatura média anual: 21,0 ºC ).
- Relevo: colinas, morros (altura de 40 a 150 metros) e estreitas áreas planas;
- Altitude: 380 m a 540 m (ponto culminante). A maioria dos morros tem elevação máxima de 440-460 m.
Solos: latossolos, podzólicos e podzólicos hidromórficos
Bioma: Mata Atlântica

- Região Fitogeográfica: Segundo o sistema oficial de classificação da vegetação brasileira, organizado pelo IBGE, a floresta da Cicuta é designada como “Floresta Estacional Semidecidual Sub-Montana”, pelo fato de que parte das árvores perde as folhas na estação seca, e por situar-se entre as altitudes de 50 a 500 m em relação ao nível do mar..

NOTA DE REPÚDIO

Tornamos público nosso repudio à retirada unilateral das faixas do ato em defesa da Floresta da Cicuta VR/BM, do emprego e qualidade de vida em Volta Redonda, ocorrida na noite de terça-feira, no local onde será realizado o ato. Não houve devolução e os responsáveis por este ato de vandalismo ainda não foram identificados. As faixas foram afixadas para dar visibilidade e identificar ao local do importante ato cívico, legitimo e pacifico. Esperamos uma resposta dos órgãos de segurança, pois há câmeras naquela localidade.

Da Comissão Ambiental Sul

Você pode gostar