Rio - Moradores e ativistas ligados ao meio ambiente prometem fazer na tarde desta quinta-feira, no Centro de Volta Redonda, a maior mobilização popular do interior do estado no ato público em defesa da Floresta da Cicuta. Considerado o “pulmão verde” do Sul Fluminense, a Cicuta tem 510 hectares de mata entre Volta Redonda e Barra Mansa, e passou a pertencer à Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) com a privatização da empresa.
LEIA: Justiça obriga CSN a criar medidas de proteção à floresta em Volta Redonda
Um dos líderes da campanha “A Cicuta é Nossa”, da Comissão Ambiental Sul, que reúne representantes de diversos setores da comunidade, como igrejas e associações de classes, José Maria da Silva, o Zezinho, disse que conta com a participação do maior número de pessoas possível no ato. “É importante para a preservação da mata e pelo bem estar ecológico de toda a região. O maior patrimônio ecológico da região não pode ter um dono só”, argumentou Zezinho, lamentando que faixas convocando a população para o ato, marcado para as 15h30, com concentração no final da Rua Sessenta, no Bairro Siderópolis, tenham sido furtadas nos últimos dias.
Até meados de novembro, conforme decisão da Justiça Federal, que acatou pedido do Ministério Público Federal (MPF), a direção da Usina Presidente Vargas será obrigada a reabrir a floresta à visitação pública, fechada pela empresa desde 2011. Milhares de internautas já confirmaram presença no ato desta tarde.
Características da Reserva da Cicuta
-Área: 131,28 hectares, destinada a preservação da fauna, mananciais, vegetação, estudos e recreação. Pelo Decreto 90.792, de 06/01/85, o Governo Federal tornou a Floresta da Cicuta Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Floresta da Cicuta.
- A floresta está dentro da Fazenda Santa Cecília, de propriedade da CSN
-Clima: Tropical, com precipitação média anual de 1.370 mm
- Temperatura média anual: 21,0 ºC ).
- Relevo: colinas, morros (altura de 40 a 150 metros) e estreitas áreas planas;
- Altitude: 380 m a 540 m (ponto culminante). A maioria dos morros tem elevação máxima de 440-460 m.
Solos: latossolos, podzólicos e podzólicos hidromórficos
Bioma: Mata Atlântica
- Região Fitogeográfica: Segundo o sistema oficial de classificação da vegetação brasileira, organizado pelo IBGE, a floresta da Cicuta é designada como “Floresta Estacional Semidecidual Sub-Montana”, pelo fato de que parte das árvores perde as folhas na estação seca, e por situar-se entre as altitudes de 50 a 500 m em relação ao nível do mar..
NOTA DE REPÚDIO
Tornamos público nosso repudio à retirada unilateral das faixas do ato em defesa da Floresta da Cicuta VR/BM, do emprego e qualidade de vida em Volta Redonda, ocorrida na noite de terça-feira, no local onde será realizado o ato. Não houve devolução e os responsáveis por este ato de vandalismo ainda não foram identificados. As faixas foram afixadas para dar visibilidade e identificar ao local do importante ato cívico, legitimo e pacifico. Esperamos uma resposta dos órgãos de segurança, pois há câmeras naquela localidade.
Da Comissão Ambiental Sul