Rio - Um acidente de ônibus deixou 15 pessoas mortas e pelo menos outras 60 feridas, neste domingo, em Paraty, na Costa Verde. A tragédia emocionou quem esteve no local. Feridos, médicos, bombeiros, policiais e curiosos se reuniram em volta do ônibus tombado e rezaram um Pai Nosso juntos em homenagem aos mortos.
O coletivo tombou em uma região conhecida como Morro do Deus me Livre, na estrada que liga o Centro da cidade ao distrito de Trindade. O acidente aconteceu no início da tarde, por volta das 13h, cerca de 30 minutos depois de o veículo ter deixado Paraty, lotado de turistas cariocas e paulistas. Segundo alguns socorristas o local onde aconteceu a tragédia é de difícil acesso, e dois helicópteros auxiliaram no socorro.
As vítimas foram encaminhadas para os hospitais São Pedro de Alcântara, em Paraty; da Praia Brava e Municipal, em Angra dos Reis; e Santa Casa de Ubatuba, no litoral paulista. Os médicos avaliam se os feridos em estado mais grave necessitam ser transferidos para o Hospital Alberto Torres, em São Gonçalo. Já os corpos dos mortos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Angra dos Reis. Segundo o Corpo de Bombeiros, militares de quatro quartéis foram acionados para socorrer as vítimas.
O veículo foi retirado da pista apenas no final da tarde. No Facebook existe há alguns anos uma página em que usuários de ônibus da empresa Colitur reclamam do serviço prestado e a classificam como precária.
A Colitur, empresa que faz a linha, também se manifestou e, em nota, lamentou o acidente, informando que irá apurar as circunstâncias do tombamento do ônibus. A companhia alegou estar prestando todos os esclarecimentos necessários às autoridades. A Colitur se comprometeu a dar apoio às vítimas e aos familiares dos mortos.
A prefeitura de Paraty também se pronunciou por nota e decretou estado de luto pela morte das 15 pessoas, e agradeceu o apoio dos municípios vizinhos pelo apoio ao atendimentos dos feridos. Eles também informaram que 15 dos sobreviventes não correm qualquer risco de vida.

MAIS DOAÇÃO
Segundo a secretaria municipal de Saúde de Paraty, um mutirão está sendo montado para doação de sangue aos feridos do acidentes. O secretário de saúde, Paulo Eduardo, disse que a ação é para repôr o estoque de sangue do município, que está sendo usado no tratamento das vítimas do acidente de ônibus.
“A arrecadação é para não deixar o nosso estoque de sangue zerado. Estamos usando ele no socorros as vítimas do acidente e precisamos de mais.”
Os interessados em doar sangue devem procurar as unidades de saúde do município e fazer um agendamento. Uma equipe móvel do HemoRio chegará a cidade ainda hoje para agilizar a coleta do sangue dos doadores.