Por clarissa.sardenberg

Rio - O mundo do samba está de luto. Morreu, na madrugada deste domingo, José Luís Couto Pereira da Silva, mais conhecido como Luizito, intérprete oficial da Mangueira. Ele tinha 61 anos e sofreu um infarto. Segundo as primeiras informações, o cantor passou mal na casa da namorada, na Mangueira, pouco depois de chegar da quadra, onde havia participado de mais um ensaio rumo ao Carnaval 2016. Luizito apresentava histórico de problemas no coração. Em 2007, ele sofrera um infarto a 15 dias do Carnaval, durante um ensaio técnico na Sapucaí, e quase não desfilou.

Luizito cantando em evento na quadra da Mangueira em agosto deste ano Reprodução Facebook

O corpo de Luizito deixou a casa da namorada por volta do meio-dia e seguiu para o Instituto Médico Legal (IML). Após liberado, será velado no Cemitério do Catumbi a partir das 20h. O sepultamento está previsto para as 11h30 desta segunda-feira.

Fotos: Intérprete oficial da Mangueira, Luizito morre aos 61 anos

Flamenguista fanático e muito querido na comunidade, ele assumiu o microfone de vez em 2007, após o afastamento de Jamelão. Antes, ele atuava como apoio do maior intérprete de samba-enredo de todos os tempos. Sua origem, no entanto, foi na Caprichosos de Pilares. Foi também puxador da Unidos de Villa Rica, de Copacabana. Fora dos dias de carnaval, Luizito trabalhava como taxista.

É dele o bordão: "Chegou a garra, chegou a emoção, chegou a maior escola de samba do Planeta, chegou a Estação Primeira de Mangueira!"

Luizito durante ensaio da Mangueira em 2007Ag. News

"A Liga está de luto. Era um ícone para a escola e vai ser muito difícil conseguir substituí-lo a atura. No sábado passado estive com ele na feijoada da OAB. Ele como sempre, muito educado, alegre e brincava com garçom. O carisma era a marca do Luizito", disse o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Jorge Castanheira.

Ainda não há informações sobre horário e local do enterro do corpo.

Sambistas lamentam a morte de Luizito

Neguinho da Beija-Flor (em entrevista para o site Sambarazzo)

"Que notícia mais triste. A gente aqui na Europa, tudo correndo bem, e recebe uma notícia dessas. Começamos juntos praticamente, no River, cantando nas rodas de samba do River, na Piedade. Saber de uma notícias dessa é muito… Nem sei o que falar. Pior é que eu não posso estar aí (Neguinho está em turnê pela Europa). E ele foi tão solidário quando eu estava com meu problema de saúde (em 2008, Neguinho teve diagnosticado câncer no intestino, e já está totalmente recuperado). Era uma pessoa que se preocupava, me ligava todo santo dia. E agora estou aqui, sem poder fazer nada. É muito triste, lamentável, puxa vida!"

Zé Paulo (intérprete da Viradouro e ex-puxador da Mangueira)

"Triste muito triste. Apesar de há algum tempo nossa relação ter sofrido arranhões, meu coração sempre pensou em você! Vai com Deus, vagabundo!", postou o cantor, no Facebook.

Gilsinho (ex-intérprete da Vila Isabel e da Portela)

"Meu Deus.. difícil de acreditar... Ontem (sábado) dei um abraço nele e ele tava como sempre tão bem e feliz. Vai em paz, meu amigo José Luiz Luizito. Que Deus te receba de braços abertos", escreveu o sambista, no Facebook.

Renata Santos (ex-rainha de bateria da Mangueira e atual musa da escola)

Ela também lamentou a morte em seu perfil no Facebook. "E antes mesmo de eu acordar, meu marido me deu uma triste notícia. Eu estou sem palavras. Descanse em paz. Sempre te admirei muito. Muito fã!"


Você pode gostar