Por nicolas.satriano
Luana Costa diz ter tirado lições de quando catava lixo. Hoje é a maquiadora preferida de ricaçosJoão Laet / Agência O Dia

Rio - Uma das mais requisitadas maquiadoras de noivas da Região Metropolitana, Luana Costa, de 30 anos, é um exemplo de superação. Há pouco mais de uma década, ela era catadora de lixo reciclável nas ruas e de xepa em feiras livres do Rio. Começou em Santa Cruz e, hoje, mora no Centro de Niterói.

Criada dos 4 aos 13 anos no colégio interno Teresa de Jesus, no Maracanã, ela conta que, antes de se tornar profissional no glamouroso mundo da beleza, sempre foi vaidosa e apaixonada por batons, maquiagens, espelhos e rímel, mas sequer pôde comprar tais mimos na adolescência.

“Saí do colégio e caí nas ruas. Perambulava de madrugada, às três da manhã, catando latinhas de alumínios, garrafas PET, papelões e ferros-velhos, para juntar R$ 6 por dia”, lembra Luana. A maquiadora recorda que era com esse dinheiro, reforço da remuneração que recebia também como babá numa casa de família, que ajudava a sustentar a mãe, Regina Célia — vítimada por um câncer aos 72 anos — e mais seis irmãos. O pai morrera de infarto quando ela tinha menos de dois anos. “À noite eu caminhava até 40 minutos para estudar em uma escola pública. Nunca perdi o elo com a educação, iniciada no colégio interno”,

A sorte começou a mudar aos 18 anos, quando ela começou a trabalhar em uma loja de roupas em Santa Cruz, na Zona Oeste. “Antes de ir para o posto de trabalho, eu me pintava e sempre tinha uma colega que pedia que eu a pintasse também. Aos poucos, comecei a fazer a maquiagem de todas as funcionárias. Na ocasião, minha chefe percebeu que eu tinha talento e bancou um curso de maquiador no Senac”, relembra

Agora, além da agenda quase sempre cheia de noivas e madrinhas de casamento de famílias ricas, que se dispõem a desembolsar até mais de R$ 1 mil por uma maquiagem, penteado incrementado e cílios postiços, Luana dá aulas na instituição e na Embelleze, uma das maiores empresas de cosméticos do mundo. Em seis anos, pelo menos mil novos profissionais foram formados pela ex-catadora de lixo.

“No momento, tenho cem alunos no curso”, diz, orgulhosa, Luana. Janice da Silva, de 35 anos, está montando um salão de beleza em São Gonçalo. “Vou colocar tudo que aprendi num curso com Luana em prática. Vou me dar bem”, acredita.

'Eu adoro repassar o que aprendi'

O sucesso é tanto que famosos começaram a requisitar o talento de Luana e dicas de make up. Artistas e até a seleção feminina de vôlei passaram por suas mãos recentemente.

"A vida me tirou de ser uma catadora de lixo e me incluiu em um público lindo, de cabelos impecáveis, maquiagens perfeitas e muito glamour. Quero passar meus conhecimentos ao máximo para quem se interessar”, destaca.

A empresária Verônica Ornis, de 21 anos, vai se casar em novembro e diz que faz questão de contratar Luana. “No mundo fashion só se fala nela”, comentou Verônica.

Marcela Porto, conhecida como Mulher Abacaxi, a primeira transsex ring girl do MMA Combat e funkeira da Furacão 2000, elegeu Luana como sua principal maquiadora. “ O padrão dela é internacional. Irretocável”, justifica a artista.

Você pode gostar