Por paulo.gomes
Eduardo Felipe Santos Victor, de 17 anos, foi morto na última terça-feira, no Morro da ProvidênciaDivulgação

Rio - A Divisão de Homicídios (DH) da Capital fará uma reprodução simulada da morte do adolescente Eduardo Felipe Santos Victor, de 17 anos, na última terça-feira, no Morro da Providência. A data deverá ser divulgada nos próximos dias. Imagens feitas por moradores da comunidade mostram os policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Providência alterando a cena do crime onde está a vítima. Agentes da DH estão nesta quinta-feira na comunidade procurando outras provas e tentam encontrar testemunhas e novos vídeos.

A imagem flagrou o PM Eder Ricardo de Siqueira colocando uma arma na mão de Eduardo. Em depoimento na DH, ele alegou ter atirado para evitar um acidente, alegando que a arma estava travada com duas balas. Segundo policiais, Eder não teria participado do confronto e foi ao local após ouvir tiros. No vídeo ele aparece sem farda.

Também em depoimento, o policial Paulo Roberto da Silva assumiu ter sido o autor do disparo que atingiu e matou Eduardo. Ele afirmou que agiu em legítima defesa porque o garoto teria esboçado uma reação contra os PMs.

Além de Eder e Paulo Roberto, os PMs Riquelmo de Paula Geraldo, Gabriel Julião Florido e Pedro Victor da Silva Pena também estão presos e todos foram indiciados por fraude processual. A pistola colocada na mão de Eduardo está sendo periciada. O tiro que matou o adolescente entrou pelo peito do lado direito e saiu pelo mamilo no lado esquerdo.

Na quarta-feira, a juíza Maria Izabel Pena Pieranti, do Plantão Judiciário, decretou a prisão preventiva dos PMs envolvidos na morte do garoto. Segundo a decisão da magistrada, é “inadmissível que agentes da lei, encarregados da manutenção da ordem pública e da regular persecução penal, procedam a alteração de cenário criminoso, visando a ludibriar perito ou magistrado e garantir a sua impunidade pela prática de crime”, afirmou no documento.

VEJA MAIS

PMs da Providência são investigados em outros dois autos de resistência

Policial confessa que atirou em jovem morto no Morro da Providência

GALERIA: Ônibus são apedrejados na região do Morro da Providência

De acordo com o delegado Giniton Lages, o caso foi desmembrado em dois inquéritos: um para investigar o suposto auto de resistência e outro para apurar a suspeita de fraude processual. Ele informou que os PMs serão ouvidos somente após o recebimento dos laudos de necropsia e de balística e do depoimento das testemunhas na DH.

Pezão pede desculpas

O governador Luiz Fernando Pezão pediu desculpas à população e chamou a situação de “abominável”. A morte de Eduardo repercutiu também no cenário internacional. O ‘El País’ estampou em seu site: ‘Polícia do Rio forja cena de crime para esconder assassinato de jovem’.

O caso reverberou no MP. O procurador Antonio José Campos Moreira enviou e-mail interno criticando a atuação do órgão no combate às atividades policiais. Moreira diz não entender “a absoluta inércia da chefia”: “O MPRJ é, hoje o único que não conta com grupo especializado”, disparou. Em resposta, Marcio Mothé, coordenador de Direitos Humanos do MP, afirmou que desde 1990 o órgão faz este trabalho e que nos próximos dias deverá criar grupo de controle externo.

Você pode gostar