Por thiago.antunes

Rio - O que responsabiliza você, ao ponto de fazer sentir o que é missão na sua vida? Ser um profissional exemplar, bom pai, boa mãe, bom religioso ou religiosa? Eu não sei o que veio à sua mente, mas certamente você foi escolhido por Deus para desempenhar bem esses papéis sociais e essas funções. E, mesmo que tantas vezes se sinta incapaz, a verdade é que o Senhor já lhe capacitou.

O que talvez você não saiba é que há duas formas de levar essas missões à frente: uma é contando apenas com você mesmo; outra é pedindo a graça de Deus sobre os seus dons e talentos para realizá-las. A escolha é simples, mas contém profundidade enorme.

O Senhor nos deixou a seguinte incumbência: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15) Talvez você pense que precisa conhecer muito a Bíblia para ser um missionário... É bom que a conheça mesmo. Seus ensinamentos são maravilhosos e norteiam a evangelização! Mas é fato que quem faz o que quer que seja contando com a graça de Deus e visando colaborar com o Seu plano de amor para a instauração do Seu reino entre os homens é um missionário. Porque, na realidade, aquele que realiza todas as coisas com coerência e retidão evangeliza com a vida!

Uma experiência linda me fez nunca duvidar disso: eu ouvi uma palestra sobre a Virgem Maria, que foi a mais tocante de toda a minha vida! E quem a ministrou para um grupo de jovens foi uma senhora analfabeta, que compreendeu como sua missão ser boa dona de casa, mãe e esposa. Uma grande evangelizadora! Missionária na vida!

Nesta semana, comemoramos o Dia Mundial das Missões. Convido você a celebrar a ocasião como um autêntico missionário — alguém que reconhece que precisa da graça de Deus e que deseja servir ao Senhor até nas atividades mais simples da vida.

Padre Omar é o Reitor do Santuário do Cristo Redentor do Corcovado. Faça perguntas ao Padre Omar pelo e-mail padreomar@padreomar.com. Acesse também www.padreomar.com e www.facebook.com/padreomarraposo

Você pode gostar