Por nicolas.satriano

Rio - A Embratur deu o primeiro passo para trazer para a Barra um dos maiores eventos de turismo do planeta, o ‘Global Summit 2017 do World Travel & Tourism Council - WTCC’.


Trata-se da reunião anual dos CEOs e dirigentes das maiores empresas de turismo do mundo. Neste ano, a reunião aconteceu em Madri e a próxima, em 2016, será realizada na cidade de Dallas.


Durante três dias, líderes empresariais de turismo e viagens se reúnem para discutir os grandes temas ligados ao setor.


As atenções mundiais se voltam para os debates e palestras realizados com a participação das grandes corporações internacionais. É um evento focado exclusivamente no setor privado e que é muito disputado por vários destinos, pelos efeitos que produz.


Na semana passada o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, se reuniu em Las Vegas com Tony Thompson, o executivo da WTCC, e recebeu sinal verde para apresentar a candidatura da Barra.


"Temos que pensar no day after... O que será o Brasil depois da Olimpíada? Trazer a reunião mundial do WTCC para o Rio e, de forma especial, para a Barra, é apresentar aos principais empresários do mundo o novo Brasil que está nascendo após a Olimpíada. Vamos apoiar esta iniciativa”, afirma à coluna Alfredo Lopes, presidente da Associação Hoteleira e do Rio Convention Bureau.


Lummertz, que adotou a Barra e passou a ficar no bairro nas suas vindas ao Rio, confessa: “A Barra é uma nova paixão. Eu tenho sido levado pra lá por amigos que têm me mostrado a região e o seu desafio. A Barra tem o desafio de ser humanizada, ela tem que ser levada da dimensão do Lúcio Costa pra dimensão do que nós chamamos de place-making ou making places. Ela tem que se ‘leblonizar’, ‘ipanemizar’ e isso precisa ser construído tecnicamente. Mas, fora isso, é uma grande estrela na constelação do turismo brasileiro e da urbanidade brasileira, da urbanização do Brasil. Nós temos que apostar na Barra”.


Escola 5 estrelas


O Hotel Hilton Barra vai abrigar cursos de hotelaria. Será o primeiro ministrado em um cinco estrelas. Na foto, Laura Castagnini (diretora geral) e Maria Paula Comaru (gerente comercial). Comando feminino no cinco estrelas da Abelardo Bueno.


Cursos de hotelaria no Hotel HiltonDivulgação

Abandonados


É degradante a situação dos parques municipais localizados na Barra. O que poderia ser uma grande atração turística, especialmente Chico Mendes e Marapendi, estão com suas sedes abandonadas, faltando sinalização e equipamentos. Deveriam ser usados também para educação ambiental.


Em pé de guerra


As associações do Recreio se reúnem hoje, sob o comando da ACIR, com as entidades públicas municipais. Acabou a trégua. A justificativa era que todas estavam sobrecarregadas com o Rock in Rio. Não querem mais enrolação, principalmente da Comlurb. A lista de reivindicações é grande.


Oportunidade


Nesye fim de semana vai acontecer o evento ‘Imóvel Mais Brasil Brookers’, no Casashopping. A ação de venda de imóveis contará com mais de 30 mil unidades em oferta nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói. É uma ótima oportunidade para quem quer realizar o sonho da casa própria.


Curtas


A companhia de dança Pulsar encerra as comemorações de seu 15º aniversário com o espetáculo ‘Por trás da cor dos olhos’, na Cidade das Artes. As apresentações vão de sexta a domingo.

Dê olho na Olimpíada, o Shopping Metropolitano Barra, em parceria com o Ibeu (Instituto Brasil – Estados Unidos), vai oferecer curso de inglês para seus funcionários e lojistas.

A rede de espetinhos Mimi também está de olho nos Jogos de 2016. A marca, especialista em carnes para churrasco, vive a expectativa de inaugurar 20 unidades no Rio. Três delas só na Barra da Tijuca. 

O Centro Educacional da Lagoa está realizando uma campanha de arrecadação de fraldas descartáveis para doar a instituições que cuidam de crianças. As doações podem ser feitas até o final do mês.

As obras do Hotel Trump, na Barra, não param. A empresa que está construindo o empreendimento drenou mais de 2 milhões de metros cúbicos de água do terreno, o que daria para abastecer 6.432 famílias por 9 meses. 

Até o final de outubro os ‘Inspetores da Cidadania’ visitarão escolas públicas da Barra. A ideia é conscientizar os jovens com relação ao lixo descartado.


?Por Cláudio Magnavita

Você pode gostar