Por bianca.lobianco

Rio - Para marcar as ações realizadas em toda a cidade durante o Outubro Rosa, mês de luta contra o câncer de mama, a Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu vai promover a caminhada “Nova Iguaçu contra Câncer de Mama - A cura é possível. Conhecer é necessário”. O evento vai reunir na sexta-feira milhares de pessoas vestidas de rosa ou branco que vão circular pelas ruas do Centro da cidade alertando sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, que aumenta as chances de cura.


A concentração acontece às 9h em frente à Prefeitura e segue pela Rua Dom Walmor, passando por todo o calçadão de Nova Iguaçu até chegar à Praça Rui Barbosa, onde haverá um show e diversos serviços, entre eles aferição de pressão arterial, glicose e encaminhamento para mamografia.


“As mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer a mamografia a cada dois anos. Vale lembrar que independente da idade, caso a mulher perceba qualquer alteração na mama, deve procurar um especialista rapidamente. O diagnóstico rápido é fundamental”, alerta o secretário de saúde Luiz Antônio Teixeira Júnior.

 

Em Nova Iguaçu, a mamografia é realizada em clínicas conveniadas e o exame pode ser feito na hora ou agendado para até uma semana. A solicitação da mamografia é feita em todas as unidades de saúde para mulheres entre 50 e 69 anos, faixa etária estabelecida pelo Ministério da Saúde.  As mulheres fora desta faixa etária podem fazer o exame, desde que tenham passado por um especialista e que tenha sido detectada alguma alteração no exame clínico da mama. Neste caso, o médico emite um laudo solicitando a mamografia.


Você pode gostar