Rio - Vestidas com camisa rosa, a nova ‘tropa de choque’ da UPP Cidade de Deus, em Jacarepaguá, chama a atenção por onde passa. Este mês, além de patrulhar as vielas da comunidade, as dez policiais da unidade cumprem a missão de alertar as mulheres para a importância da prevenção ao câncer de mama. E além de cuidar da saúde das moradoras, as PMs ainda conseguiram a proeza de alterar, mesmo que temporariamente, o uniforme da UPP: elas usam camiseta com a cor-símbolo da campanha, para diferenciar a abordagem.
A ideia de conversar com as moradoras partiu da soldado Karine, que conseguiu convencer o comandante da UPP, major Romeu, sobre a importância de a PM participar do trabalho de prevenção junto à comunidade.
“Hoje em dia há muita informação, mas nem sempre essa informação é correta ou passada de forma clara para as pessoas. Mostramos com esse trabalho nossa preocupação com a comunidade e que a polícia tem muitas coisas boas a oferecer aos moradores”, ressalta a soldado Régia de Leo.
Foram as próprias soldados que compraram e mandaram estampar as camisetas cor-de-rosa com o símbolo da Unidade Polícia Pacificadora. O grupo de policiais se reuniu para se informar sobre o câncer de mama, prevenção e tratamento, tudo para conseguir conversar melhor com as mulheres da comunidade, público alvo da campanha. Todos os dias, entre um patrulhamento e outro, as PMs saem às ruas para abordar e conversar com as moradores sobre a campanha.
“Tentamos atingir o máximo de pessoas possível. Falamos da importância do autoexame, de procurar o médico regularmente e de não deixar de fazer os exames preventivos. Não somos médicas, mas como policiais, temos o dever de orientar e prestar o melhor serviço que pudermos para a população”, resumiu a soldado Régia.




