Por gabriela.mattos

Rio - Os portões para o início do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram fechados às 13h deste sábado. O ideal era que os estudantes chegassem com, pelo menos, uma hora de antecedência ao local para não correr o risco de perder o teste. No entanto, alguns alunos perderam o horário e não conseguiram chegar a tempo para fazer as provas.

VEJA: Atrasados do Enem viram memes em redes sociais

Neste primeiro dia, os cerca de 7,7 milhões de estudantes farão 90 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, durante 4h30. Muitos jovens chegaram acompanhados dos pais ao local de prova. Além disso, outros alunos levaram alimentos e bebidas para aguentar a maratona.

LEIA MAIS: Jovens contam como a religião os ajuda na maratona do Enem

A transexual Chisany Isabela Branco, de 35 anos, estava confiante para fazer o Enem. Ela terminou o Ensino Médio em 2002 e depois foi garota de programa durante dez anos. Mas há três anos resolveu voltar a estudar e sonha em ser assistente social, com foco à causa LGBT. "Nas outras vezes eu não tinha conseguido estudar por falta de tempo, mas neste ano fiz o cursinho 'Prepara, Nem'", contou Chisany.

Após 3 anos de tentativas, Karina Peres, de 22 anos está confiante de que nesta prova do Enem terá bons resultados. A jovem, que pretende estudar Direito na Universidade Estadual de Londrina (UEL), acompanhava há pouco aula de um professor de matemática que tentava dar uma última ajuda aos desesperados.

Karina Peres quer fazer o curso de DireitoIG São Paulo

"Ele falando abriu bastante minha cabeça, é bom", conta Karina, que estudou para o exame por conta própria. Exatas e biológicas são as áreas fortes da jovem e ela acredita que vá se sair bem nessas questões na prova de hoje.

Com informações do IG

Você pode gostar