Por marlos.mendes

Rio - Três dias antes do aniversário de nascimento do ‘Poetinha da Vila’, comemorado no dia 11, a estátua de Noel Rosa em Vila Isabel foi depredada mais uma vez. Vândalos levaram a perna e o braço do monumento feito em bronze. Tristes com o desrespeito, moradores choraram ante a estátua desfigurada.

Faltando dias para o aniversário de Noel Rosa%2C o monumento que lhe homenageia em Vila Isabel amanheceu com pé e o braço do sambista%2C além do braço do garçom%2C cerradosEstefan Radovicz / Agência O Dia

“Fiquei consternado com essa violência”, afirma o aposentado Luiz Paulo Andrade de Almeida, 81. Fã de Noel desde a infância ele sentou-se num banco e caiu em prantos ao ver a flagelação. “Cresci na mesma rua que ele morava, era conhecido do meu pai”, relembra Luiz.

Segundo o secretário de Estado de Conservação, Marcus Belchior, essa é a quarta vez neste mês que monumentos da cidade são depredados. “A própria estátua de Noel Rosa já havia sido alvo desses verdadeiros criminosos”, relembra Belchior sobre a pichação do último dia 2.

Segundo a Secretaria de Conservação, a reparação custará pelo menos R$ 40 mil aos cofres públicos. Para tentar coibir casos de vandalismo, a secretaria está instalando um sistema de mapeamento em 3D em alguns monumentos.

Para o secretário o sistema poderá facilitará a reposição de peças. “Pichar ou furtar monumentos é crime, não vamos mais tolerar esses atos”, destaca Belchior. O caso foi registrado na 20ª DP (Vila Isabel). "É um crime contra a nossa cultura, contra o patrimônio dacidade. Tenho nojo dessa gente. Às vésperas do aniversário do nosso morador mais ilustre esses bandidos cometem essa atrocidade. Um verdadeiro absurdo", disse Guilherme Sá, que publicou a foto.

Nos comentários da postagem, pessoas cobram que seja identificada a autoria da depredação. "Que absurdo, onde estão as câmeras que não flagram estes vândalos", questionou Orgencio Henrique Ferreira. 

Até às 21h desta segunda-feira, a prefeitura não divulgou se os autores foram identificados.


Você pode gostar