Por thiago.antunes
Rio - A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) realiza nesta quinta-feira, às 10h, o VI concurso Cela Brilhante, no Presídio Feminino Nelson Hungria, que faz parte do Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu. O concurso tem como objetivo despertar nas internas o espírito natalino e premiar as celas mais bem decoradas e as mais criativas.
De acordo com a direção da Seap, os enfeites usados na decoração são recicláveis, feitos pelas próprias internas, e também trazidos por amigos e familiares. As três primeiras celas ganhadoras  serão premiadas com uma televisão, ventiladores e rádios de pilha, respectivamente.
Organizado%2C o concurso premia as melhores celas até com TV%2C rádios de pilha e ventiladoresDivulgação

O clima de Natal em pelo menos dez celas é resgatado nesta época com guirlandas, presépios, papais-noéis estilizados, pisca-piscas, árvores de Natal, entre outros adornos, e músicas com temas da festa cristã. Ano passado, até simulação de neve fez parte do cenario nos xadrezes, que têm mais de 400 detentas.

Para confeccionar o material são usados isopor, canudos, papelões, cartolinas, garrafas PET e embalagens de quentinhas. Em algumas paredes, imagens de anjos pintados na parede ajudam a compor os enfeites. Um grupo de jurados avalia as celas mais criativas, seguindo critério de criatividade, limpeza, organização, disciplina e utilização de recicláveis. Ano passado, como prêmio, as vencedoras ganharam uma TV de 16 polegadas, uma ceia de natal, kit de beleza, sessão de cinema com pipoca e certificado de participação na competição.