Por adriano.araujo, adriano.araujo
Rio - Carlos Osorio, o midiático secretário estadual de Transportes, é o mais novo alvo do senador tucano Aécio Neves. Integrante do ‘PMDB do B’ — ou seja, do PMDB que não é nem de Eduardo Paes nem do governador Pezão —, Osorio estuda engrossar as fileiras tucanas. Sem quadros expressivos na cidade, Aécio decidiu lançar candidato próprio à Prefeitura do Rio.
O apoio a Indio da Costa, do PSD, foi descartado. Em 2010, ele foi vice na chapa presidencial encabeçada por José Serra, o arquirrival de Aécio no PSDB.
Publicidade
Discutindo a relação
A decisão de ter candidato próprio no Rio foi amadurecida por Aécio, depois que suas relações com o prefeito Eduardo Paes azedaram. Desde a eleição de 2014, os dois não se bicam.
Publicidade
Aliança
A Rede e o PSB negociam uma aliança para a disputa da Prefeitura do Rio — os últimos encontros foram entre o vereador Jefferson Moura e o presidente estadual do PSB, Rubens Bomtempo. Enquanto os socialistas apostam na ida de Marcelo Crivella (PRB) para o partido, a Rede tem o deputado Alessandro Molon como pré-candidato. A possibilidade de uma chapa entre as duas siglas está sendo avaliada.
Publicidade
O acordo
A amigos, Crivella tem dito que não trocará de partido. Mas o PSB ainda tenta convencê-lo do contrário — o trato envolveria o apoio do PRB aos socialistas na eleição, o que aumentaria o tempo da propaganda na TV.