Por felipe.martins

Rio - Uma das principais obras do Porto Maravilha, o túnel Marcello Alencar foi inaugurado neste domingo. Com 3.370 metros de extensão, é apontado como o maior túnel subterrâneo do país e, segundo a CET Rio, vai desafogar o tráfego nos trajetos do Santa Bárbara e do Rebouças. Mas a obra foi entregue com seis meses de atraso e apenas o sentido Aterro do Flamengo está liberado. A outra galeria, entre Avenida Brasil e Ponte Rio-Niterói, ainda segue em construção e só deve estar pronta em julho. 

Segundo a prefeitura, as novas galerias vão absorver o trânsito do antigo Elevado da Perimetral, cruzando a região Portuária. A obra integrará o conjunto de mudanças estruturais promovidas pela Prefeitura do Rio na construção do novo modelo de mobilidade urbana no Centro.

Somente a galeria sentido Aterro do Flamengo está liberada. Obra completa será entregue em julhoEstefan Radovicz / Agência O DIA

“Isso é uma realização, o sonho de vários prefeitos. É o reencontro da cidade com a Baía de Guanabara”, disse o prefeito Eduardo Paes. No túnel Santa Bárbara, o fluxo de veículos será reduzido em 30%, segundo a prefeitura. Já no Rebouças, deve baixar 20% nos horários de pico de manhã. Nos horários de rush à tarde, a quantidade de carros deve cair entre 15% e 25%.

A prefeitura estima que no Santa Bárbara, sentido Zona Sul, a redução será de 800 veículos de um total de 3,4 mil pela manhã. Já no Rebouças, sentido Zona Sul, a perspectiva é de redução de 700 veículos de um total de 4,2 mil.“Quando começamos tudo isso a população foi contra, mas agora sentirão os resultados”, disse Paes.

Cada galeria tem capacidade para receber 55 mil veículos por dia. Apenas ônibus executivos (“frescões”) municipais e intermunicipais vão poder trafegar pela nova via. Será proibida a circulação de caminhões. O trecho mais profundo da construção chega a 46 metros abaixo do nível do mar. Contará com 105 câmeras de monitoramento, sendo 72 fixas e 33 móveis. O túnel Marcello Alencar ficará fechado ao tráfego diariamente das 22h às 4h. Nesse horário, motoristas que forem em direção ao Centro deverão seguir pelas avenidas Francisco Bicalho e Presidente Vargas.

OPÇÃO PARA ZONA SUL

Para acessar a Zona Sul, recomenda-se: seguir pela Avenida Presidente Vargas até o Viaduto 31 de Março e Santa Bárbara ou até o Elevado Paulo de Frontin e túnel Rebouças. Os motoristas devem ficar atentos, pois não há saídas na Via Expressa.

Você pode gostar