Por felipe.martins

Rio - O inverno começa hoje, às 19h34, mas não deve provocar variações drásticas aos termômetros do Rio. O frio não será mais forte do que os cariocas têm enfrentado nas últimas semanas. Pelo contrário, de acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), não há previsão de fortes chuvas para o inverno e a temperatura pode variar de 18° a 26°C.

O outono deste ano foi marcado pelo frio que bateu recordes no começo de junho. Na madrugada do último dia 13, o Alerta Rio, sistema meteorológico da prefeitura, chegou a registrar 8,6°C no Alto da Boa Vista, com sensação térmica de 8°C. Foi a menor temperatura desde que a cidade começou a fazer as medições, há 14 anos. Mas a previsão é que os dias de inverno não sejam molhados, tendo em vista que as massas polares que estavam por aqui começaram a se deslocar para o oceano e, com o início da estação mais fria do ano, o ar tende a ficar mais seco.

Cariocas têm aproveitado os dias nublados para se exercitar na orla da Zona Sul. Baixas temperaturas influenciam as roupas que as pessoas vão usar na hora de sair de casaEstefan Radovicz / Agência O Dia

“O clima ficará normal para esta época do ano, mas o carioca sofre um pouco mais quando a temperatura cai porquê estamos acostumados a calor intenso”, diz o meteorologista Pedro Costa. Os cariocas têm sentido as baixas temperaturas até mesmo na hora de escolher o que vestir. “Esse tempo está bem confuso. Eu saio de casa com uma blusa leve e quando volto tenho que colocar dois casacos para suportar o frio”, disse a dona de casa Ana Paula, de 46 anos.

Mas mesmo sem o calor de 40°C, a orla da cidade permanece bem movimentada. O vento chama para o mar os adeptos de esportes como surfe e wakeboard. E muitos aproveitam o tempo mais fechado para caminhar e admirar esse outro pano de fundo do Rio. É o caso da aposentada Deyse Batista, de 71 anos. “Visto meu casaco e venho. O tempo ruim não me impede de aproveitar o dia”, afirmou Deise. A previsão para os próximos dias é de céu nublado e temperaturas mais baixas na parte da noite. Para hoje, a máxima prevista é de 24°C e a mínima de 18°C. Já para amanhã, há 60% de chance de chover na cidade.


El Niño e La Niña não vão influenciar a estação

O inverno deste ano será um pouco mais frio se comparado a 2014 e 2015 , quando houve a presença dos fenômenos como El Niño e La Niña, que aumentam a temperatura, mas que não aparecerão em 2016.
Para o meteorologista César Soares do Instituto Climatempo de Meteorologia, as temperaturas este ano ficarão na média, variando de 18°C a 26° C, com episódios esporádicos de queda.

“Nos períodos de julho a setembro chove pouco, o que pode aumentar os problemas respiratórios já que temos a piora na qualidade do ar somando a queda de temperatura”, alerta. A baixa de temperatura durante o inverno não será como foi o fim de outono. No entanto, as massas polares devem chegar com menos intensidade. O frio vai aparecer moderado.

Desde o outono, diversas Campanhas do Agasalho estão ocorrendo. O Exército da Salvação, por exemplo, possui pontos espalhados para receber doações. Informações pelo 4003-2299.

Você pode gostar