Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), os esforços para inauguração da unidade serão empreendidos após a entrega do Hospital de Campanha de Nova Iguaçu, uma vez que a unidade de São Gonçalo entrou em funcionamento na última quinta-feira (18/06). Além disso, a SES informou que engenheiros da Infraestrutura e Obras (SEINFRA) e técnicos da secretaria estão realizando vistorias em todos os hospitais e, com base nos dados técnicos coletados, está sendo feito um cronograma com as datas de conclusão das obras.
O hospital em Nova Friburgo terá 100 leitos, sendo 40 de UTI e 60 Semi-Intensivos. A montagem da estrutura, começou na segunda semana de abril, com previsão de entrega para o começo do mês de maio. Desde então, foram estabelecidas várias datas, especialmente em decorrência das denúncias de corrupção envolvendo a Organização Social (OS) Instituto de Atenção Básico à Saúde (Iabas), que estava responsável pela gestão do hospital.
Na última semana foram montados na unidade os sistemas de caixas-d’água, filtro e pontos para hemodiálise, concluída a colocação dos cilindros de oxigênio e erguidas as placas de fechamento metálico, que isolam a estrutura de informações aos familiares, a ilha de geradores e a central de ar condicionado. Além da estrutura, a unidade em Nova Friburgo já comporta um tomógrafo e um unidade móvel de Raio-X.