Fernando Ferry em visita às instalações do Hospital de Campanha de Nova Friburgo - Paula Valviesse
Fernando Ferry em visita às instalações do Hospital de Campanha de Nova FriburgoPaula Valviesse
Por Paula Valviesse
 A semana começou com a informação de que os cinco Hospitais de Campanha do Estado, entre eles a unidade de Nova Friburgo, podem não entrar em funcionamento. Sobre a questão, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que o parecer da equipe técnica não é definitivo, mas sim uma recomendação. Contudo, não expôs uma decisão sobre o caso.

Depois de afirmar no final de semana que o estudo técnico realizado por engenheiros da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras (SEINFRA) seria usado como base para determinação de um cronograma das datas de conclusão das obras das cinco hospitais que ainda não foram inauguradas, a SES foi procurada sobre o resultado do estudo, que recomenda a não abertura dos leitos.

A orientação leva em consideração o número de leitos de UTI disponíveis em unidades de saúde já existentes e também o custo mensal para manutenção dos hospitais de campanha, estimado em R$ 43.780,82 por leito de UTI e R$ 33.951,45, de enfermaria, contando com os gastos com a folha de pagamento.

O Governo do Estado havia anunciado no início da pandemia, que seriam construídos sete hospitais de campanha para atender pacientes da Covid-19. A primeira unidade a ser aberta foi a do Maracanã, na Capital, cujos leitos foram disponibilizados para uso em duas fases. Na última quinta-feira (18/06), a SES inaugurou o hospital em São Gonçalo. Já as unidades de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Nova Friburgo, Campos dos Goytacazes e Casimiro de Abreu ainda passam por obras e aguardam a chegada de equipamentos.

Mudança no comando da Secretaria

Nesta segunda-feira (22/06), o secretário de Estado de Saúde, Fernando Ferry, que assumiu a pasta no dia 17 de maio, anunciou seu pedido de exoneração. Segundo o Governo do Estado, o cargo será ocupado pelo médico do Corpo de Bombeiros, Alex Bousquet.
Você pode gostar
Comentários